fbpx

Como Calcular Resina Para River Table e Mesas Resinadas

Se você trabalha com resina ou está pensando em entrar para esta área, com certeza já deve ter se perguntado como calcular resina para River Table. Além disso, outros tipos de peças também precisam ser calculados.

Mas não precisa ficar preocupado, pois são contas bem simples e você precisa apenas de um conhecimento bem básico em matemática (ou dar uma pesquisada nos sites de buscas).

Neste artigo você vai aprender como calcular a quantidade de resina para o modelo River Table e, também, como calcular formas mais simples.

Nunca mais perca muita resina ou até mesmo compre a quantidade incorreta!

Aprenda como calcular resina para River Table

Como Calcular Resina Para River Table

Então, vamos direto ao assunto: como calcular resina para River Table. O primeiro passo disso tudo é calcular o volume todas da peça.

Normalmente a River Table é feita em um formato retangular. Nesse caso, temos três dimensões: Comprimento x Largura x Altura. 

Multiplicando todas essas dimensões teremos o valor total da mesa, correto? Mas não há a necessidade do volume todo, pois grande parte da mesa será feita em madeira e não em resina. 

Como normalmente a resina fica no meio e pega todo o comprimento da mesa, esta é uma medida que você pode usar igual, bem como a altura. Então, na verdade, duas medidas você já possui.

A única coisa que você desconhece é a largura. Para calcular isso, veja qual é a maior largura da parte em resina que deseja preencher. 

Então, vamos a um exemplo de como calcular resina para River Table. A peça toda terá 100 cm x 50 cm x 4 cm. A maior largura da resina será de 25 cm.

Nossa conta ficará da seguinte forma: 100 cm x 15 cm x 4 cm = 6.000. Essa quantidade é dada em gramas. Ou seja, serão necessárias 6.000 gramas para fazer a mesa, o que equivale a 6 kg de resina. 

Provavelmente você irá se perguntar: mas este valor será excedente da quantidade necessária. De fato, sobrará um pouco de epóxi porque calculamos considerando a maior largura. 

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

Entretanto, já é mais do que recomendado sempre comprar um pouco de resina epóxi a mais. Sendo assim, você pode investir neste volume de material para garantir que tudo ocorra como o planejado. 

Como calcular para aplicações superficiais 

Agora que você já sabe como calcular resina para River Table, vamos para mais algumas dicas para não errar na hora de comprar material. 

Nem sempre desejamos trabalhar com volume, por isso é importante saber calcular quanto será gasto para uma superfície.

A priori você pode logo pensar: não é somente calcular a área? Na verdade, a resposta é não! 

Vamos dar um exemplo de um quadro que você deseja cobrir com resina. Ele tem as seguintes dimensões: 20 cm x 30 cm. A área dele será de 600 cm², correto? 

Entretanto, no caso de resina para superfície é preciso multiplicar por um fator. Este fator é de 0,11. Sendo assim, para calcular a quantidade é preciso fazer a conta: 600 x 0,11. 

O resultado é 66 e este cálculo já retorna na unidade de gramas. Ou seja, você irá precisar de 66 gramas.

Lembrando que essas contas são sempre realizadas em centímetros. E isso também vale para como calcular resina para River Table

Neste caso, é mais interessante comprar um pouco mais de material, pois é muito comum que ele escorra ou também pode haver alguma perda. É uma maneira de evitar que falta material. 

E, claro, a forma de cálculo irá depender do que você pretende produzir. Se deseja cobrir um relógio, por exemplo, provavelmente ele será circular e, nesse caso, precisará da fórmula dessa área – e assim por diante.

Minha peça tem forma irregular, e agora como calcular resina para river table?

Como Calcular Resina Para River Table

Se você já sabe como calcular resina para River Table, então fica mais fácil de entender como são calculadas as quantidades de resinas para aqueles produtos que não possuem uma fórmula pronta.

Nessas situações, a maneira mais fácil de prosseguir é tentar encontrar alguma forma semelhante.

Sempre faça a conta de forma que a resina epóxi seja excedente, assim não correrá o risco de faltar material durante a fabricação. 

Isso é muito importante para iniciantes, mas quem já trabalha há tempos com epóxi já consegue ter uma ideia bem assertiva de quanto material será necessário apenas olhando para a peça.

  • Mas, de qualquer maneira, é sempre mais interessante se certificar através dos cálculos.
  • Isso evita que você desperdice material, bem como fique de mãos atadas se a resina epóxi acabar no meio do trabalho que está sendo feito.

Enfim, agora que você já sabe como calcular resina para River Table, resta começar os seus preparativos. Não deixe de escolher uma resina de qualidade para garantir a performance

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.