fbpx

Mesa Resinada com Madeira de Demolição – Como Fazer

Existe uma beleza orgânica em uma Acabamento e Vedação da Mesa Resinada com Madeira de Demolição que as retas e acabadas nem de perto possuem. 

Mesmo que elas deem ao seu projeto uma aparência mais natural e rústica, você ainda precisará finalizá-las. 

A cura, o lixamento e a selagem da madeira garantirão que ela dure nos próximos anos.

Cortando a Mesa Resinada com Madeira de Demolição​

Mesa Resinada com Madeira de Demolição

Compre a uma tábua em uma loja se quiser minimizar e adiantar seu trabalho. Você pode encontrar tábuas pré-cortadas e pré-secas em lojas físicas de madeira.

No entanto, as lojas on-line também são um ótimo lugar para comprar placas exclusivas feitas de tipos mais raras de madeira também.

Procure tábuas de no mínimo 5 cm de espessura.

  • Escolha a madeira cortada durante o verão porque será mais fácil remover a casca mais tarde.
  • Aguarde de 1 a 2 semanas para que as tábuas compradas se adaptem a umidade da sua casa ou sua área de trabalho.
  • Se você mesmo cortar a tábua ou se um marceneiro o fizer, seque-a ao ar ou no forno.

Como Fazer a Remoção da Casca

Mesa Resinada com Madeira de Demolição

Retire a casca por partes com um formão arredondado. Apesar de a casca ser bonita, é muito complicado mantê-la limpa. Portanto encaixe um cinzel arredondado e use-o para descascar em seções de 15 a 20 cm.

  • Faça o trabalho sempre na mesma direção na borda da tábua. Se você falhar com isso, poderá arrancar a superfície e deixar marcas.
  • Raspe as fibras com uma escovinha a de “náilon”.

Com a casca removida, as bordas podem ser limpas com uma escova de aço.

Os golpes leves serão melhores, pois você só trabalha para remover a sujeira ou os materiais orgânicos, deixando a madeira dura o mais intocada possível. 

Uma lixadeira orbital com uma pequena escova de arame também funcionaria, mas, novamente, faça de modo brando. Temos um artigo com modelos de entrada para você começar. Clique aqui para ver. 

  •  As abas das lixas normalmente têm apenas um lado. Verifique mover sua lixadeira com elas voltadas para a frente. Não mova a ferramenta para frente e para trás.
  • O quanto você lixa a borda depende de você. Muitas árvores têm buracos de verme sob a casca. Você pode lixá-las ou deixá-las seladas para obter um efeito mais orgânico.

Plainando a Superfície​​ da Madeira de Demolição

Decida o quão você quer planar e amenizar a superfície. Uma tábua  com uma aparência assimétrica (área superior) funcionaria bem para uma mesa lateral rústica, por exemplo.

Por outro lado, uma tábua que será usada como escrivaninha, por exemplo, precisará de um aperfeiçoamento mais brando e uma aspecto absolutamente plano.

Cursos de Resina Epóxi

Criei uma lista de fornecedores de materiais e ferramentas para iniciar na resina epóxi. Completamente gratuita.Clique aqui para baixar gratuitamente.

• Você não precisa acabar de lixar as faces de cima e de baixo agora.

Da mesma forma que usar a plaina manual, você também poderá achatar a superfície com uma plaina elétrica para a suavidade desejada. Construa um gabarito para harmonizar sua tábua antes.

Veja aqui como.

  • Use uma lixadeira elétrica com grãos de 60 ou 80 para suavizar a superfície para baixo. Continue passando até alcançar marcas, mas não lixe ainda.
  • Você também pode achatar o fundo da madeira para adquirir um remate mais atraente.
  • Limpe qualquer casca solta presa na madeira. Pode acontecer de pequenos pedaços de casca ficarem presos na madeira à medida que a árvore cresce. 

Você precisa retira-los, deixa-los vazios para um retoque rústico ou preenchê-los com um epóxi luminoso ou tingido; no entanto, não use um epóxi opaco ou ele não parecerá espontâneo.

O segredo para fazer uma Mesa Resinada com Madeira de Demolição

Em primeiro lugar, verifique se há buracos na madeira e, em seguida, prenda as laterais, se necessário. Se eles estão no meio da tábua, você não precisa fazer.

Se os furos se estenderem até as bordas da madeira, no entanto, você precisará tapar a borda nessa área com fita adesiva. A fita funcionará como uma barragem e evitará que o epóxi vaze.

• Se você optar por deixar os vazios para obter uma aparência rústica, pule esta seção inteira.

Isso é básico para fazer qualquer Mesa Resinada com Madeira de Demolição

Prepare um epóxi transparente de 2 partes. Como você faz depende da indicação da marca que você está usando.

Em geral, é necessário misturar quantidades iguais das partes A e B e misturá-las em um copo descartável. Se preferir você pode colorir o epóxi usando um corante de resina transparente. Veja como fazer aqui.

• Teste seu epóxi nos vazios na parte inferior da mesa.

• Se você quer tingir o epóxi, proteja a madeira primeiro. Isso impedirá que o epóxi entre na tábua madeira e forme um “hiato” de cor.

Com atenção, despeje um pouco da resina misturada em qualquer trinca, brecha ou nó na madeira. Obs.: você pode se abismar com a abundância de resina que isso poderá absorver.

O intuito é completar todas as cavidades na parte de baixo das pranchas.

  • Misture mais resina se você julgar que não tem o suficiente. A meta é deixar a resina um pouco acima da área ao redor, para que ela possa ser lixada após a cura.
  • Se você que achar depois de algumas horas a resina que você derramou foi muito absorvida, faça uma nova mistura e complete novamente.

Permita que a resina cure e em seguida lixe. Em uma temperatura ambiente de 20 °CC, a resina leva em média 48 horas para atingir a cura inicial.

  • Certifique-se de que a resina esteja bem dura, sem NENHUMA aderência antes de tentar lixá-la.
  • Use uma lixadeira (orbital ou dupla ação) com uma lixa 80 para retirar quaisquer pontos altos e deixe todas as áreas da resina com uma superfície plana.

Acabamento e Vedação da Mesa Resinada com Madeira de Demolição

Mesa Resinada com Madeira de Demolição

Sem nada para selar e proteger a madeira, ela pode ser frágil a manchas e absorção de umidade, então, é recomendado vedar a tábua com alguma cera, óleo ou outro acabamento de específico caso queria deixar ela com aparência natural. 

Você também pode usar uma fina camada de resina epóxi e ela ficará com aparência brilhante.

Sua escolha do acabamento em madeira é uma questão de gosto particular, pois produtos diferentes fornecerão diversos níveis de proteção e aparências acabadas.

  1. Lixe a superfície até conseguir a suavidade desejada. Comece com uma lixa 80 e depois suba até 220. O quanto você lixa depende de você; quanto mais você lixar, mais suave será o acabamento.
  2. Limpe com um aspirador o seu recinto de trabalho para se livrar de qualquer poeira. Isso essencial e já foi falado diversas vezes no Blog, pois qualquer poeira deixada para trás na hora de lixar pode ficar presa no acabamento. Isso pode levar a uma conclusão mal a e pouco profissional.
  3. Deixe o acabamento sarar primeiro antes de usar a mesa. Quanto tempo a mesa precisa curar depende do acabamento que você usou. Alguns acabamentos precisam de algumas horas para curar, enquanto outros necessitam de dias. 
  4. Verifique as instruções no rótulo do frasco. Depois que o acabamento estiver curado, você poderá transformar sua mesa Acabamento e Vedação da Mesa Resinada com Madeira de Demolição em um banco, cabeceira da cama, etc.

Caso queira saber ainda mais sobre resina epóxi, acesse nossos artigos no blog:

Seguir essas dicas ajudará tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail contato@guiadaresinaepoxi.com.br

Estaremos felizes em estar ao seu serviço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.