O efeito mar em resina é um problema comum para quem está em lugares úmidos como a praia. Pode ser causado por vários fatores, incluindo a temperatura, a umidade e até mesmo a pressão. Felizmente, há algumas maneiras de como evitar BLUSHING no efeito mar e garantir que sua resina fique perfeita.
Nesse post…
O que é o blushing? E como evitar BLUSHING no efeito mar.
Nesse parágrafo vamos explicar como evitar BLUSHING no efeito mar e o que é.
O blushing é um fenômeno físico que acontece quando as moléculas de água são extraídas da superfície da peça impressa e se condensam na interface da resina.
Isso resulta em uma mancha semelhante a nuvens na superfície da peça impressa, às vezes conhecidas como manchas de óleo.
- O blushing também pode ser causado pelo acúmulo de partículas suspensas na interface da resina.
- Partículas suspeitas podem ser material particulado gerado durante a fabricação do filme laminado (FEP) ou contaminantes no ar durante a pintura.
A resina blushing ocorre quando as moléculas da resina são polimerizadas com água presente no ar.
Essa reação química faz com que as moléculas da resina sejam hidratadas e expandem, causando a mancha da resina.
- Esse processo pode causar problemas na estrutura do produto e reduzir a sua resistência mecânica.
- Além disso, a presença de água também favorece a proliferação de bactérias e fungos, podendo causar deterioração do produto.
Para evitar que isso aconteça, é importante que os produtores tomem algumas medidas preventivas durante o processo de fabricação dos produtos que contêm resinas.
Uma dessas medidas é secar completamente a matéria-prima antes da utilização, para remover toda a água presente nela.
Outra medida importante para como evitar BLUSHING no efeito mar é controlar o ambiente durante o processo de polimerização da resina, mantendo-o isento de umidade com ajuda de aparelhos específicos como o desumidificador.
O que é mais importante saber para que esse problema não aconteça com a resina epóxi?
O blushing no efeito mar é um problema comum que pode ocorrer durante o processo de aplicação da resina epóxi.
Isso acontece quando a resina não é completamente curada e fica com um aspecto opaco e sem brilho.
Para evitar esse problema, é importante seguir as instruções do fabricante e ter cuidado para não aplicar a resina em ambientes muito quentes ou úmidos.
Esses são os melhores cursos de resina epóxi do mercado. Clique para conhecer.
Além disso, é importante deixar a resina epóxi curar completamente antes de usá-la.
Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar BLUSHING no efeito mar. Você deve sempre seguir as instruções do fabricante para a mistura e aplicação da resina. Além disso, você deve:
- Utilize um agente de cura que seja compatível com a resina que você está usando.
- Adicione um retardador à sua mistura, se estiver trabalhando em condições de calor e sem umidade. Isso permitirá que a resina cure lentamente, sem blushing.
- Aplique a resina em camadas finas, permitindo que cada camada cure completamente antes de aplicar a próxima.
- Conferir a temperatura do ambiente antes de começar a aplicar e usar a estufa na hora de resinar .
Evite as Surpresas: Saiba Como evitar BLUSHING no efeito mar
Quando se trata de resinas, é importante tomar algumas precauções para evitar problemas.
Uma das maiores preocupações é o chamado “blushing”, que pode deixar a resina com um aspecto manchado e amarelado.
O blushing é causado pelo acúmulo de umidade na resina, e pode ser um problema particularmente complicado se você estiver trabalhando em uma área com muita umidade, como perto do mar.
Aqui estão algumas dicas para evitar o blushing da sua resina:
- Selecione a resina certa: existem algumas resinas que são mais resistentes ao blushing do que outras.
- Se você estiver trabalhando em uma área com altos níveis de umidade, procure uma resina epóxi especialmente formulada para essa situação.
- Reduza a exposição à umidade: quanto menos tempo a mistura da resina ficar exposta à umidade do ar, menor será a chance de como evitar BLUSHING no efeito mar.
- Ao trabalhar perto do mar ou em outras áreas com altos níveis de umidade, cubra imediatamente a superfície onde foi aplicada a resina epóxi após cada demolhar (remoção dos excessos) e usar um desumidificador é outra solução.
Deixar excessos de resina sobre a superfície também pode contribuir para o blushing, portanto, limpe sempre os excessos imediatamente após sua aplicação e coloque em um lugar com umidade controlada.
Espero que você tenha gostado dessas dicas de como evitar o blushing na resina epóxi. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que nós iremos responder em 1 dia útil.
Espero que você tenha gostado do conteúdo. Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários!
Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog
Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail: contato@guiadaresinaepoxi.com.br
Boa tarde, estou a ter muitos problemas com Blushing, a minha temperatura ronda sempre os 18-24 graus e a humidade está entre os 40-50% , por isso não entendo porquê exatamente,, questiono se será o tipo de resina que uso ou outra situação. Pode ajudar? Obrigada.
Pode ser por conta da resina ou endurecedor que podem estar contaminados. Blushing tbm acontece quando tem muita poluição de gás carbônico na cidade. Recomendo primeiro testar outra resina.