Resina Acrílica ou Resina Epóxi? Veja a Diferença

O que é resina acrílica?​

Antes de saber qual melhor opção, resina acrílica ou resina epóxi, você precisa conhecer mais afundo sobre resina acrílica e seus principais usos.

Se você está lendo isso em seu smartphone, rolando para baixo o parágrafo após o parágrafo, você está interagindo com a resina acrílica ou resina epóxi ?

Se você já se viu no trânsito olhando o  para-choque de carros e reparou nas luzes traseiras do carro à sua frente, viu um produto feito com resina acrílica ou resina epóxi?

Você está usando a resina acrílica.

resina ecrilica

Após a descoberta das centenas de usos da resina de origem vegetal, os cientistas projetaram um processo químico para criar rapidamente grandes quantidades de resina, chamada resina sintética. 

O processo usado para criá-la normalmente resulta em polímeros mais estáveis, tornando a resina sintética mais estável do que sua contraparte natural.

Logo, Resina acrílica refere-se ao grupo de materiais termoplásticos relacionados que são derivados de ácido acrílico, ácido metacrílico e outros compostos similares.

  • O material, criado a partir de mistura acrílica termoplástica, é conhecido por ter alto impacto, calor e resistência aos raios UV. 
  • A gama de produtos que contêm resinas acrílicas é diversificada e excelente quando se trata de durabilidade.

Em geral, as resinas acrílicas apresentam boa resistência química e fotoquímica.

Eles são vulgarmente usados em muitas aplicações diferentes, a partir de solvente-base e de água à base de revestimentos industriais para revestimentos arquitetônicos. 

Qual é a diferença entre o poliéster acrílico e a acrílica?​

Antes de saber a diferença entre resina acrílica ou resina epóxi, Existem outras categorias de resinas além da artificial e natural. 

Embora haja uma variedade de tipos de resina, discutiremos os dois mais aplicáveis à fabricação de superfícies sólidas: acrílico e poliéster. 

Embora muito semelhantes, os dois também diferem muito.

Resina Poliéster

Embora muitas vezes descontado como menos funcional do que a resina acrílica, a resina de poliéster tem várias vantagens:

É, por exemplo, uma das resinas mais econômicas, permitindo um produto final mais barato. 

Além disso, oferece um acabamento brilhante de alto brilho, melhorando a aparência geral dos produtos.

No entanto, o poliéster está sendo lentamente empurrado para fora do mercado de superfície sólida, já que ele simplesmente não pode ser comparado à resina acrílica na produção de superfície sólida. 

Em primeiro lugar, os produtos de resina de poliéster curam e endurecem, o que significa que não são termo formável.

Como a termo formabilidade é uma propriedade definidora de muitos produtos de superfície sólida, esta é uma grande desvantagem do poliéster.

Além disso, o poliéster é mais frágil do que o seu equivalente, tornando os produtos mais suscetíveis a lascas e danos e menos duráveis a longo prazo.

Uma costura sólida é mais difícil de garantir com resina de poliéster também.

Embora não seja a melhor opção em termos de produtos de superfície sólida, a resina de poliéster ainda se mostra útil na fabricação de uma variedade de outros produtos, incluindo plásticos reforçados com fibra de vidro.

Hoje no mercado de artesanato a resina poliéster é muito utilizada na produção de peças que precisam de alta transparência como bio joias, orgonites, luminárias etc.

Resina Acrílica

resina acrílica ou resina epóxi

Para saber a diferença entre a resina acrílica ou resina epóxi, você precisa saber que a resina acrílica continuou a crescer em uso no mundo da manufatura, especialmente na fabricação de superfícies sólidas. 

Há muitas vantagens em usar este composto em produtos de superfície sólida. 

Primeiro, a resina acrílica é o que dá à superfície sólida sua termo formabilidade, o que significa que ela pode ser aquecida, dobrada na forma e resfriada sem qualquer efeito físico. 

Além disso, a resina acrílica se mostra mais durável do que o poliéster, pois tem maior resistência à tração e pode portanto, suportar o uso mais pesado. 

Finalmente, as costuras do produto são muito mais sólidas quando feitas com resina acrílica, garantindo um produto mais limpo e mais forte.

Qual resina é mais eficaz?

Ambos os tipos de resina são eficazes em configurações específicas.

Não há uma escolha correta para todos, no entanto, dependendo de suas necessidades e produto pretendido, o poliéster pode ser uma opção melhor.

Para muitos, não é tão simples definir a diferença entre resina acrílica ou resina poliéster.

Resina acrílica é um termoplástico, o que significa que é um de um grupo de plásticos que podem ser aquecidos e manipulados repetidamente.

Enquanto a resina de poliéster é um plástico termo endurecível, que usam calor ou um catalisador para solidificar em uma massa sólida que não derreta. 

  • Acrílico é misturado a partir de polímero acrílico, um pó seco, um monômero de metacrilato de metila, um líquido fino e geralmente um endurecedor.
  • Se peças de qualquer tamanho forem contempladas, uma autoclave ou prensa hidráulica é necessária para reduzir as bolhas de ar. 
  • A poeira é tóxica, assim como o monômero e seus vapores. E os peróxidos orgânicos são especialmente venenosos,

Qual a Diferença em Relação a Resina Epóxi?

A Resina epóxi funciona de forma semelhante a poliéster, mas tem suas diferenças.

A resina epóxi é um composto químico de origem petroquímica.

Aliás, por esse motivo costuma ser cotado de forma internacional, pois os produtos bases são importados.

  • A resina é composta, basicamente, pela epicloridrina e o bisfenol.
  • Há variações do mesmo material, sendo as particularidades muito atribuídas aos tipos de bisfenol.

Os mais comuns são o bisfenol A e F. No Brasil, a primeira opção é mais convencional, mas a segunda pode ser a mais utilizada em outros lugares do mundo. 

A variação A e F está relacionada com o tamanho da molécula de bisfenol dentro da mistura.

Depois de realizar a mistura, o bisfenol em conjunto com a epicloridrina se conectam através de sua composição química e deixam de fazer parte daquele material (pelo menos não de forma significativa).

Ou seja, os dois se unem e se transformam.

Então, podemos definir que a resina a partir de um produto da mistura de dois componentes químicos: epicloridrina e bisfenol. 

É claro que todo o processo é mais complexo do que isso e há várias etapas para chegar até o produto final.

Entretanto, tudo isso entraria em muitos termos técnicos e não há tanta necessidade disso para entender o fundamental.

É a resina preferida para uso em artesanatos, pois tem uma boa mistura de cores e fornece um acabamento espelhado que da um toque sofisticado as peças.

Porém ela também é uma resina mais cara.

Segue alguns tipos de uso da resina epóxi:

  • Pisos
  • Quadros
  • Luminárias 
  • Bijuterias 
  • Suportes
  • Cobertura para mesas
  • Chaveiros
  • Porta-retratos 
  • Bandejas
  • Descanso de copo
  • Dentre outras opções

Quase qualquer pigmento seco (com algumas exceções – primeiro teste em pequena escala) pode ser usado para colorir a resina epóxi.

Bem como vários preenchimentos inertes que também adicionam cor, há também corantes especiais de poliéster disponíveis. 

Propriedades​ da Resina Acrílica

Quando comparado com outras resinas, os adesivos(resinas) acrílicos são de rápida fixação, resistentes ao meio ambiente e superiores aos não acrílicos. 

Eles são fortes o suficiente para uso na construção. 

Resina de fundição de acrílico é um composto fluente e, portanto, é usado para fundição de peças e fabricação de moldes. 

Formas mais duras de resinas acrílicas são feitas processando com certos polímeros.

Onde Não Usar Resina Acrílica?

Atenção: este produto não pode ser aplicado em superfícies esmaltadas, enceradas, vitrificadas ou não porosas.

Para superfícies porosas como telhas (cerâmicas, cimentícias e fibrocimento), pedras naturais (pedra Mineira, São Thomé, Goiás, Madeira, Miracema, Ardósia, entre outras), pedras artificiais porosas, concreto aparente, tijolo cerâmico aparente, pisos de cimento, entre outras superfícies.

Atenção: não indicamos aplicação em superfícies vitrificadas, polidas, enceradas, com hidrofugantes e silicones, esmaltadas e não porosas.

Onde a Resina Acrílica Pode ser Usada?

As resinas acrílicas são comumente usadas em ‘vitrines’ de aquários, revestimentos de banheira e telas de exibição de telefones celulares. 

Eles também são usados para fazer tinta acrílica, que é preferida por muitos artistas. 

  • As resinas acrílicas são usadas em produtos que exigem durabilidade e flexibilidade, como máscaras, pneus e assim por diante. 
  • Entre na sua loja de artesanato favorita e pegue uma tinta acrílica, por exemplo, e você terá resina acrílica. 

As paredes de vidro em um aquário são comumente compostas de resina acrílica, pois o composto fornece resistência à água e durabilidade extraordinária. 

  • Trabalhos artesanais que não precisem de uma superfície lisa, como quadros e alguns tipos de biojóias.
  • Dentaduras, pneus de carros, telas de telefones e luzes de freio podem ser compostos de resina acrílica. 

Não há escassez de possíveis usos deste material. 

Suas muitas propriedades benéficas fazem dele um ótimo material para uma ampla gama de produtos.

Na superfície sólida em particular, a resina acrílica é altamente benéfica, pois torna a superfície sólida o material de alta qualidade que é. 

Onde Comprar Resina Acrílica ou Epóxi de Qualidade?

Aqui eu não costumo ficar escondendo os fornecedores que eu trabalho. Isso porque o mínimo que você precisa é ter segurança sobre o material que irá usar.

Segurança e qualidade, já que estamos falando de uma material químico.

Eu já usei diversas marcas de resina, mas a marca que eu mais confio é a Redelease.

Isso porque, além de ter uma loja completa e os materiais de ótima qualidade, a Redelease tem laudos de segurança sobre todas as suas resinas.

Inclusive fichas médicas sobre como lidar com possíveis incidentes.

Comprar Resina Acrílica

Para comprar resina, pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da Rede.

É a única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.

Você também pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de até 10% de desconto em qualquer compra no cartão e + 5% de desconto no PIX e boleto, totalizando 15% de desconto.

Aqui também vou deixar um contato direto com o WhatsApp da Redelease, para tirar dúvidas antes de comprar qualquer material.

Fale o que você quer fazer e pergunte qual a resina ideal.

Conclusão: Resina Acrílica ou Resina Epóxi ?

Para pequenos trabalhos em artesanato, a resina acrílica pode ser usada. Porém, seu uso deve ser para superfícies sólidas que não tenha porosidade alguma.

Para trabalho em madeiras e pisos, a melhor opção SEM DÚVIDAS é a resina epóxi.

Isso porque só o epóxi cobre qualquer porosidade e deixa a superfície espelhada e lisa, como nenhuma outra resina pode fazer.

Essas foram as diferenças entre resina acrílica ou resina epóxi. Esperamos que tenha gostado da matéria!

Caso queira saber ainda mais sobre resina epóxi, acesse nossos artigos no blog:

Seguir essas dicas ajudará tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso email: contato@guiadaresinaepoxi.com.br

Compartilhar nas redes sociais:

Gutemberg Motta

Writer & Blogger

Artesão e professor de arte marinha com resina epóxi. Sou Criador do blog Guia da Resina Epóxi, o maior site sobre resina epóxi do Brasil por onde já ajudei mais de 500.000 (mil) pessoas pelo mundo com conteúdos sobre artes com com resina epóxi.

Hoje ensino como fazer ondas perfeitas com a resina e gerar renda extra trabalhando de casa.

Através dos meus cursos, Máquina de Ondas e Mar de Resina, que foram criados para pessoas que são apaixonadas pelo mar, se identificam com a resina epóxi, amam trabalhos manuais e querer aprender a criar e vender peças de resina com o efeito oceano.

10 Comentários

  • Helena K

    Olá! Tudo bom? Gostaria de tirar uma dúvida com vocês! Minha cozinha tem um piso antigo de cerâmica vermelha queimada, não esmaltada, e eu gostaria de impermeabilizá-lo com algum material para dar brilho. Não queria usar cera… Aí queria saber a opinião de vocês, se acham que eu deveria usar resina acrílica, resina epoxi ou tinta epoxi transparente, considerando maior durabilidade, brilho e resistência a arranhões… Agradeço desde já!

    • Cezário Rocha

      Bom dia Guto,
      Criei uma escultura fonte de 500x200x200cm toda revestida de pastilhas acrílicas 2x2cm. Como constantemente escorre água da parte superior, as pastilhas soltam com frequência. Se passar resina em toda a área das pastilhas, resolveria o problema delas soltarem e nesse caso, qual seria a mais indicada, acrílica ou epóxi?
      Grato pela atenção!

      • A epóxi funciona muito melhor como uma cola poderosa do que a acrílica, então recomendo ela! Um abraço!

    • Boa tarde Helena! Se você quer considerar maior durabilidade, brilho e resistência a arranhões, a melhor opção é a resina epóxi, sem dúvidas.

  • MÁRCIO RODRIGUES DO PRADO

    Olá, preciso reparar rachaduras em um caiaque de fibra de vidro e um de polietileno, qual resina devo utilizar em cada um e qual a proporção de diluição de endurecedor?

    • Gutemberg Motta

      recomendo a resina epóxi. A proporção geralmente é 2 pra 1, mas depende da marca e tipo de resina.

  • Jose carlos Nascimento

    Quero aproveite tabocas e usar resina epoxi para fazer mesas e ficarei grato por ajudar de instruções

  • Geronilda Chaves

    Bom dia. Muito interessante ler sobre a diferença das resinas.
    Porque a resina poliéster é tão forte. Não consegui trabalhar com ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gutemberg Motta

Últimos Postados

  • All Post
  • Arte Marinha
  • Artesanatos
  • Bancadas de Porcelanato Líquido
  • Dicas de Venda
  • Mesas Resinadas
  • Piso Líquido

Curso Máquina de Ondas

Faça parte no nosso grupo

Receba novidades antecipadamente

PArabéns! Você foi cadastrado! Algo deu errado!

Tags

Edit Template

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.