fbpx

Porcelanato Líquido no Contrapiso: Preparo e Aplicação

Para um futuro profissional ou se você quer aplicar na sua casa, é importante conhecer o processo passo a passo do porcelanato líquido no contrapiso para não ter nenhuma surpresa.

O porcelanato líquido, também chamado de resina epóxi, está ganhando a preferência de muitas pessoas na hora de reformar as suas casas, apartamentos, locais de trabalho ou mesmo quando novas obras são erguidas.

Mas para aplicar no contrapiso é necessário que sejam feitas alguns tipos de preparo para que o solo possa receber a resina.

E nem todos os tipos de contrapiso podem receber a resina. Isso vamos descobrir ao longo do post.

Principais Vantagens do Porcelanato Líquido no Contrapiso

Entre as principais vantagens do porcelanato líquido no contrapiso, está o fato de proporcionar um piso sem juntas ou rejuntes, destacando-se pelo seu aspecto liso e brilhante.

Devido a isso, o PL ajuda no combate aos microrganismos, sendo ideal para ser usado em hospitais e locais que precisam de excessiva higienização.

  • Além disso, o seu visual moderno também é perfeito para residências que precisam de um piso mais quente e macio, principalmente em regiões mais frias.

Nesse caso, contribui em muito com a limpeza, uma vez que o procedimento se torna mais simples e rápido.

Outras vantagens são a sua alta resistência a impactos e a sua completa impermeabilidade. 

E mais, é relativamente simples de ser aplicado, por isso, muitas pessoas optam pelo faça você mesmo. Pois a obra não demanda tanto barulho e sujeira quanto um piso normal.

Vantagens do Porcelanato Líquido

Dentre as diversas vantagens do porcelanato líquido no contrapiso (acredite, são muitas mesmo), podemos destacar as principais:

  • Limpeza facilitada – para manter o piso feito em porcelanato líquido marmorizado basta um pano úmido e sabão neutro! Aquele monte de produtos de limpeza não será mais necessário.
  • Aspecto sofisticado – por apresentar uma aparência lisa, espelhada e altamente uniforme, o porcelanato passa um ar de requinte e sofisticação ao ambiente.
  • Alta resistência – como toda resina epóxi bem trabalhada e curada, o porcelanato líquido marmorizado é altamente resistente ao peso aplicado sobre ele.
  • Nivelamento facilitado – O porcelanato, por ter seu aspecto mais maleável e flexível, é autonivelante! Basta aplicá-lo e espalhá-lo na superfície e partir para o faturamento!
  • Adeus às emendas e rejuntes – É isso mesmo! Nada de rejuntar o porcelanato líquido marmorizado tampouco utilizar qualquer tipo de outro material para emendar as partes na superfície de aplicação.
  • Resistente a altas temperaturas – A resistência às altas temperaturas pode tornar o porcelanato líquido marmorizado na escolha ideal para cozinhas industriais por exemplo!
  • Antiderrapante – Apesar da aparência brilhosa, ele é um piso com toque emborrachada e antiderrapante. Logo é muito mais difícil você escorregar no porcelanato líquido do que no porcelanato comum.
  • Temperatura – É um piso quente, totalmente o contrário do porcelanato comum. Recomendado para regiões mais frias.
  • Aplicação Limpa – O porcelanato líquido pode ser aplicado sobre contrapiso, cerâmica, pedra, porcelanato comum e outros tipos de piso. Sua aplicação é limpa e não faz barulho ou sujeira.

Como você deve ter percebido, o porcelanato líquido também tem muitas vantagens.

Poderia ainda mencionar diversas outras como o fato de ele ser impermeável, altamente versátil, seguro contra eletricidade, altíssimo poder de personalização e muitas outras!

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

O que Saber Sobre Porcelanato Líquido no Contrapiso

Porcelanato Líquido no Contrapiso

Embora o porcelanato líquido possa ser aplicado não só no contrapiso, mas em vários tipos de piso, sendo esse um dos seus diferenciais em relação ao piso comum.

Evitando assim ter que remover pisos antigos e sim, são nos contrapisos os locais mais fáceis de usar o porcelanato líquido.

Isso porque, como se trata de um piso sem emendas, é bastante prático realizar o seu nivelamento.

Basicamente, o porcelanato líquido é despejado sobre o local e espalhado com um tipo de rodo, sendo que, em geral, recomenda-se que a sua aplicação seja, de preferência, em áreas internas.

  • Também é possível encontrar o produto em uma ampla variedade de cores, então, você consegue escolher aquela que melhor assenta com a decoração do cômodo onde for aplicada.
  • Inclusive, pode ser usada a resina epóxi transparente para aplicar sobre adesivos e criar inúmeros efeitos visuais.

No entanto, quando se trata de resina epóxi direto no contrapiso é adequado, antes, aplicar selador e primer, além de realizar etapas de lixamento, para oferecer um resultado de alto padrão.

Posso Porcelanato Líquido em Contrapiso Recém Feito?

É necessária muita cautela com o porcelanato líquido no contrapiso se ele acabou de ser feito.

Se for esse o caso, é preciso aguardar o seu tempo de secagem, que depende de diferentes fatores, entre eles, espessura do contra piso, condição climática do local e área total.

Por isso, de acordo com cada especialista, é possível encontrar uma ampla variação. Portanto, é recomendado conversar com pessoas experientes na sua cidade, principalmente se você mora em regiões que eram lagos e foram aterradas.

  • Em alguns casos, é dito que a demora pode ser de uma semana, em outros, que é preciso de, pelo menos, um mês para o contra piso secar totalmente.
  • E mesmo que o contra piso pareça seco, não se apresse. Isso porque, embora a sua superfície possa já parecer seca, por baixo é possível que não esteja.

JAMAIS aplique porcelanato líquido sobre um piso que tenha algum tipo de umidade.

Se você não sabe identificar umidade, solicite ajuda ao profissional.

Preparação para Aplicar Resina Epóxi Direto no Contrapiso

Quando a secagem porcelanato líquido no contrapiso estiver concluída ou caso não se trate de um contrapiso novo, então o primeiro passo para aplicar a resina epóxi é iniciar com uma base seladora.

Esse produto é um passo importante, uma vez que tem o objetivo de selar o contra piso.

Com isso, as impurezas da superfície, como o pó do contrapiso, não sobem, o que pode atrapalhar o procedimento.

  • Após passar a base seladora, é necessário aguardar 12 horas.
  • Existem profissionais, entretanto, que recomendam, antes de aplicar o selador, lixar o contrapiso, o que pode se feito com uma máquina ou de maneira manual.
  • A finalidade é deixar a superfície bem lisa e uniforme.

Deixar o Contrapiso Liso Ajuda na Aplicação da Resina Epóxi

Avalie a necessidade de incluir mais esse passo na aplicação de resina epóxi direto no contrapiso.

O seu uso serve para deixar superfícies planas, sendo preciso criar camadas com cerca de 0,5 mm.

Há profissionais que recomendam mais uma etapa, que é a de lixar o contrapiso após a aplicação do primer, o que deve ser feito um dia depois.

Dicas Extras Sobre o Lixamento do Contrapiso

Dicas Extras Sobre o Lixamento do Contrapiso

Caso você ainda não saiba onde comprar as ferramentas para porcelanato líquido, temos um fornecedor de qualidade bem aqui!

Para melhores resultados, indica-se ainda, durante o lixamento, criar ranhuras na superfície, uma vez que elas contribuem com a ancoragem da camada do piso epóxi.

Afinal, se ficou liso o suficiente não é necessário, sendo que esse procedimento sempre ajuda a economizar o material que vai ser aplicado sobre ele, nesse caso, o selador.

O próximo passo é aplicar uma camada de primer que, além de ajudar a nivelar o contra piso, garante ainda mais proteção para o resultado final.

  • O primer demora 24 horas para secar e, ao final desse período, já é possível aplicar a resina epóxi direto no contra piso.
  • Esse produto também é indicado porque ajuda a fazer com que haja a correta adesão entre os elementos.

Além disso, a sua aplicação deve ser realizada com uma desempenadeira metálica lisa, um tipo de chapa retangular com cabo, assemelhando-se a uma espátula.

O seu uso serve para deixar superfícies planas, sendo preciso criar camadas com cerca de 0,5 mm.

Há profissionais que recomendam mais uma etapa, que é a de lixar o contrapiso após a aplicação do primer, o que deve ser feito um dia depois.

Para melhores resultados, indica-se ainda, durante o lixamento, criar ranhuras na superfície, uma vez que elas contribuem com a ancoragem da camada do piso epóxi.

Aplicação do Porcelanato Líquido no Contrapiso

Porcelanato Líquido no Contrapiso

Na hora de passar o porcelanato líquido no contrapiso, é fundamental que a mistura esteja homogênea, o que se consegue mexendo bem a lata do produto antes de abri-la.

  • Se isso não for feito, o resultado final é uma película sem a rigidez necessária e sem resistência a impactos.
  • Além disso, ganha um aspecto pegajoso e com marcas e pontos irregulares.

Já para um resultado como o esperado, o porcelanato líquido deve ser despejado sobre a superfície e espalhado de modo uniforme, com a ajuda de um rodo dentado regulado para camada de 2 mm.

Depois, é preciso usar o rolo quebra bolhas para remover possíveis concentrações de ar que tenham se formado.

Para tanto, o indicado é fazer movimentos verticais com o rolo, como se estivesse pintando.

Mais uma dica para um procedimento de sucesso é deixar o lugar sempre fechado.

Esse cuidado evita a entrada de poeira e de insetos, que podem atrapalhar o resultado final da resina epóxi direto no contrapiso.

Após a aplicação, deve-se esperar 48 horas para pisar na superfície, mas para colocar móveis sobre a resina epóxi, é adequado aguardar quatro a 7 dias.

Caso você queira aprender mais sobre resina epóxi, acompanhe os artigos de nosso blog:

Seguir essas dicas ajudará tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do email contato@guiadaresinaepoxi.com.br.

2 comentários em “Porcelanato Líquido no Contrapiso: Preparo e Aplicação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.