Se você está querendo adquirir ou até mesmo começar a produzir itens com resina, muito provavelmente se questionou a respeito do que é a resina epóxi.
O material, que é o queridinho dos artesãos, tem diversas funcionalidades e realmente possui propriedades incríveis, mas de onde surge esse material?
Entender a sua composição não é um pré-requisito para começar a trabalhar com esse material, mas você passa a olhar tudo com outra perspectiva.
Além do mais, é bem bacana entender com o que você está trabalhando, pois, isso pode evitar erros que não estão previstos nas dicas de passo a passo, por exemplo.
Nesse post…
O que é a resina epóxi
Então, vamos lá! A resina epóxi é um composto químico de origem petroquímica.
Aliás, por esse motivo costuma ser cotado de forma internacional, pois os produtos bases são importados.
- A resina é composta, basicamente, pela epicloridrina e o bisfenol.
- Há variações do mesmo material, sendo as particularidades muito atribuídas aos tipos de bisfenol.
Os mais comuns são o bisfenol A e F. No Brasil, a primeira opção é mais convencional, mas a segunda pode ser a mais utilizada em outros lugares do mundo.
A variação A e F está relacionada com o tamanho da molécula de bisfenol dentro da mistura.
Depois de realizar a mistura, o bisfenol em conjunto com a epicloridrina se conectam através de sua composição química e deixam de fazer parte daquele material (pelo menos não de forma significativa).
Ou seja, os dois se unem e se transformam.
Então, podemos definir que a resina a partir de um produto da mistura de dois componentes químicos: epicloridrina e bisfenol.
É claro que todo o processo é mais complexo do que isso e há várias etapas para chegar até o produto final.
Esses são os melhores cursos de resina epóxi do mercado. Clique para conhecer.
Entretanto, tudo isso entraria em muitos termos técnicos e não há tanta necessidade disso para entender o fundamental.
Resina epóxi caseira existe?
Outro ponto muito questionado a respeito de da resina epóxi é em relação à sua modalidade caseira.
Se você fizer uma breve busca na internet verá diversos artigos e vídeos com as inscrições semelhantes “faça resina epóxi caseira”, mas será que isso realmente procede?
- Para que você realmente consiga desenvolver todo esse processo dentro de casa é necessário adquirir os equipamentos e materiais corretos para tal.
- Além de tudo isso – que não é tão simples assim de conseguir – também haverá a necessidade de estar em dia com as devidas licenças para a fabricação desta resina.
Por exemplo, as licenças ambientais e municipais. Para todos os tipos de empreendimento há a necessidade de trâmites administrativos.
Então, sabendo que não é possível fazer em sua própria casa (a não ser que realmente deseje empreender na área), resta sob a sua decisão escolher bons produtos no mercado.
Como escolher uma boa resina epóxi
Há diversas marcas de resina epóxi no mercado e você precisa escolher um produto que lhe atenda. Veja algumas características:
Cor
Quais serão as cores que você pretende utilizar? Para quem está pensando em fazer artesanato em geral, ter uma paleta robusta de cores é bem mais interessante para criar as composições.
Se o uso for mais pontual, então é possível escolher uma ou outra cor. A versão incolor é bem famosa, pois é possível seguir diversos caminhos com ela.
Qualidade
A qualidade é, obviamente, uma particularidade fundamental na aquisição da resina.
Sabendo isso, fica fácil entender como ela deve seguir um processo rigoroso de fabricação.
Somente dessa forma você terá a garantia de que os seus produtos com epóxi terão a melhor performance possível.
Quantidade
A quantidade também é importante. Veja como pretende ser o seu uso para escolher um volume adequado.
Preço
Ao avaliar o preço você deve conferir, na verdade, o custo x benefício da resina epóxi.
Muitas vezes o barato pode sair caro, então é melhor investir em um produto de qualidade para não ter problemas no futuro.
O que fazer com resina epóxi?
E, por fim, o que será que você pode fazer utilizando resina. De modo geral, esta resina é muito utilizada para os mais diversos artesanatos. Alguns exemplos:
- Quadros
- Luminárias
- Bijuterias
- Suportes
- Cobertura para mesas e pisos
- Chaveiros
- Porta-retratos
- Bandejas
- Descanso de copo
- Dentre outras opções
Há realmente uma variedade enorme de aplicação quando estamos falando de resina epóxi. Quem é criativo e gosta de trabalhos manuais consegue produzir produtos incríveis para uso próprio ou revenda de artigos.
Enfim, essas são as principais considerações quando falamos de da resina epóxi. E, lembre-se: sempre busque materiais de qualidade no mercado para garantir boa performance.
Onde Comprar Epóxi de Qualidade para Fazer Mesas Resinadas?
Para comprar porcelanato líquido (resina epóxi), pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resina do Brasil.
Você pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de até 15% de desconto em qualquer compra.
Aqui também vou deixar um contato direto com o WhatsApp da Redelease, para tirar dúvidas antes de comprar qualquer material.
Fale o que você quer fazer e pergunte qual a resina ideal.
Espero que você tenha gostado do conteúdo e caso você tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.
Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog
Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail contato@guiadaresinaepoxi.com.br
Queria saber se você da curso?
Sim Rayra, eu dou curso de resina voltada para a linha de arte marinha. Esse é um artigo que fala sobre meu curso, mas ele fechou as vagas ontem, então tem que esperar: https://guiadaresinaepoxi.com.brefeito-mar-com-resina-epoxi/