Resina Epóxi Certa para Mesas: Como Escolher a Melhor Opção

Quer fazer uma mesa com resina e está com medo de comprar o material errado? Hoje eu vou te mostrar qual a resina epóxi certa para mesas!

Para isso, você tem que saber que a resina epóxi é um material de alta qualidade usado em diversos projetos de artesanato e construção.

Ela é uma resina termofixa que endurece quando misturada com um agente endurecedor.

Uma vez seca, a resina epóxi cria uma superfície dura, resistente e brilhante que é ideal para mesas, bancadas, pisos, artesanatos e muito mais.

Quando se trata de mesas, a escolha da resina epóxi certa é crucial para garantir que a mesa tenha a aparência e a durabilidade desejadas.

Existem diferentes tipos de resinas epóxi disponíveis no mercado, de diferentes aplicações, espessuras e viscosidades.

Cada tipo tem suas próprias características e benefícios, e a escolha certa dependerá do projeto específico em questão.

Neste artigo, exploraremos as opções de resina epóxi certa para mesas e como escolher a melhor para o seu projeto.

Escolhendo a Resina Epóxi Certa para Mesas

Resina Epóxi Certa para Mesas

Ao escolher a resina epóxi certa para mesas, é importante levar em consideração alguns fatores importantes como marca, modelo, espessura e viscosidade.

No entanto, existem diferentes tipos de resinas epóxi disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias propriedades e características.

Nesta seção, serão abordados os principais fatores que devem ser considerados ao escolher a resina epóxi certa para mesas.

Tipos de Resina Epóxi Certa para Mesas – Espessuras

Baixa Espessura – É uma resina que pode ser usada em camadas de até 4mm.

Essa espessura é ideal para projetos que exigem um acabamento suave e brilhante, adicionando uma camada protetora sem sobrecarregar a peça.

  • Aplicações Práticas: A resina epóxi de espessura baixa é perfeita para criar joias, peças decorativas e artigos de papelaria personalizados. Se você deseja realçar cores, dar profundidade e proteger seus trabalhos sem alterar a aparência original, a resina de espessura baixa é uma excelente escolha.

Média Espessura – Ideal para aplicações de 1mm até 2 cm.

Essa espessura oferece proteção adicional contra riscos e pequenos impactos, mantendo a essência do seu trabalho artístico.

Geralmente as resinas de média espessura demoram mais a curar quando aplicadas em camadas superficiais, então se atente as recomendações do fornecedor.

  • Aplicações Práticas: A resina epóxi de espessura média é ideal para projetos artesanais que serão frequentemente manuseados, como cabos de utensílios domésticos, alças de bolsas e bijuterias.

    Ela também é indicada para revestir e proteger peças de madeira, cerâmica e resina.

Alta Espessura – Ideal para aplicações de 2cm até 4cm podendo chegar a 8cm por camada e isso depende da resina.

Essa espessura é perfeita para projetos que estarão sujeitos a condições mais adversas e que requerem extrema durabilidade.

A resina de alta espessura é para projetos de preenchimentos que necessitam de grandes quantidades de resina aplicadas de uma só vez como mesas estilo river table e luminárias, por exemplo.

Aplicações Práticas: A resina epóxi de espessura alta é ideal para artesanato em que a peça será utilizada ao ar livre, como placas decorativas, vasos de flores e mesas de jardim.

Além disso, projetos que serão manuseados com frequência, como chaveiros e botões, também se beneficiam dessa espessura robusta.

Tipos de Resina Epóxi Certa para Mesas – Viscosidades

Resina Epóxi Certa para Mesas

Viscosidade Baixa

  • elevação de bolhas ar: apresenta maior facilidade neste quesito pelo fato de a resina ser menos densa. Em alguns casos, se assemelha ao líquido;
  • dureza: é opção com mais baixo nível de dureza;
  • fator de escorrimento: é a opção com maior presença deste fator;
  • resiliência: tem grande capacidade de absorver as imperfeições durante o período ou tempo de reação;
  • reatividade: este grau de viscosidade de resina epóxi apresenta os maiores tempos de reação até atingir sua forma final;
  • preço: é grau de viscosidade que apresenta o maior preço dentre os produtos do mercado por necessitar de mais procedimentos químicos.
  • Ideal para acabamentos e trabalhos onde o intuito seja alcançado com uma fina camada de resina epóxi e a presença de bolhas de ar não seja tolerada.

Viscosidade Média

  • Elevação de bolhas ar: pelo fato de a resina ser o que podemos chamar de meio termo no que diz respeito à densidade, possui um grau mediano neste quesito;
  • Dureza média: apresenta dureza média pós período de reatividade;
  • Grau de escorrimento mediano: interessante para situações em que se deseja espalhar a resina epóxi por uma superfície de tamanho moderado e, assim poder atingir uma espessura mediana;
  • Menor resiliência: em se tratando de resina epóxi, trata-se da capacidade do material de absorver imperfeições na sua forma. Em resumo, significa que a forma final da peça ou superfície será muito próximo ao alcançado antes do tempo de reação;
  • reatividade: tempo de reação em materiais com este grau de viscosidade é mediano;
  • Espessura: pode-se alcançar diversas espessuras, de finas camadas até as mais grossas;
  • preço: por ser o meio termo quando se trata de complexidade de fabricação, possui o preço mais barato que as resinas epóxi de baixa viscosidade e é mais cara que as de baixa.

Viscosidade Alta

  • elevação de bolhas ar: a facilidade ou dificuldade que a resina epóxi de cada grau de viscosidade apresenta ao elevar bolhas de ar;
  • dureza: o nível de dureza alcançado após o tempo de reação, quando a resina atinge seu estado final;
  • fator de escorrimento: o quanto a resina escorre ou não quando aplicada a uma superfície. pode determinar a necessidade de uso de formas e molduras;
  • resiliência: trata-se da capacidade do material de absorver imperfeições durante a reatividade até o seu estado final;
  • reatividade: o tempo de reação, ou seja, o período que a resina epóxi necessita para atingir sua forma e consistência final;
  • preço: devido aos processos químicos envolvidos, os diferentes tipos de resina epóxi oferecidos no mercado variam de preço de acordo com seu grau de viscosidade.

Compatibilidade com Materiais

Ao escolher a resina epóxi certa para mesas, é importante considerar a compatibilidade da resina com os materiais usados na mesa.

  • A resina epóxi é compatível com uma variedade de materiais, incluindo madeira, metal e vidro.

No entanto, é importante garantir essas superfícies estejam 100% limpas de qualquer material químico.

Óleo mineral, cera natural, cera de polimento, verniz, fundo preparador etc. Nenhum desses materiais são compatíveis com a resina.

Então sempre que for aplicar resina sobre a superfície, é necessário remove-las.

Qual a Resina Epóxi Certa para Mesas?

Escolher a resina epóxi certa para mesas, vai depender diretamente do tipo de mesa que você vai fazer.

Se será uma mesa de aplicação superficial ou uma mesa com preenchimento de resina.

Mas eu vou te dar um resumo, de como é o procedimento certo para cada tipo de mesa e a resina certa para cada tipo.

Mesa de aplicação superficial

Para fazer apenas uma camada superficial de resina, você precisa de uma resina que cure rápido. Para esse caso são recomendadas as resinas de baixa espessura.

E as resinas que eu recomendo aqui são as resinas 2004 e 2001 da Redelease. Essas resinas foram criadas especialmente para aplicações superficiais.

  • A resina 2004 é uma resina de baixa viscosidade e a resina 2001 é uma resina de alta viscosidade.

Além disso você também pode criar peças de preenchimento com elas, porém terá que fazer em várias camadas.

Existem outras resinas que serve para aplicações superficiais também, como é o caso da resina 4231 e a resina Simple Epóxi.

  • As resinas 4231 e a Simple Epóxi são de baixa viscosidade

São resinas de média espessura, mas se comportam muito bem quando aplicadas superficialmente para acabamento.

Essas resinas são a resinas certas para mesas e você consegue fazer qualquer aplicação superficial com elas.

Mesa de aplicação em Preenchimento

Esse é um tipo de aplicação dado com mais complexo, porém você já vai saber quais as resinas para fazer qualquer tipo de preenchimento com resina.

Primeiro de tudo, o preenchimento pode ser feito de duas formas: de uma só vez, usando resinas de média ou alta espessura ou em finas camadas de até 4mm usando resinas de baixa espessura.

  • Para fazer o preenchimento de uma só vez você pode usar a resina 4230 para espessuras até 4 cm. Ou podem se usar a resina 4231 e Simple Epóxi para preenchimentos de até 2cm.
  • Para preenchimento em finas camadas de até 4mm, você pode usar as resinas 2001, 2004, 4231 ou Simple Epóxi.

Então você vê que algumas resinas servem para diferentes casos, por isso é importante conhecer as principais resinas que você vai utilizar no projeto.

Processo de Aplicação da Resina Epóxi Certa para Mesas

Resina Epóxi Certa para Mesas

Diferente de um verniz tradicional, que é bem mais simples de aplicar, a resina tem suas particularidades.

E por não ser um material barato, é necessário um mínimo de conhecimento técnico para que a aplicação tenha um resultado satisfatório.

Pra facilitar o seu entendimento eu separei esse procedimentos em algumas etapas^.

Preparação da Superfície

  • Antes de aplicar a resina epóxi, certifique-se de que a superfície da mesa esteja limpa e livre de poeira, sujeira ou resíduos de acabamento antigo.
  • Lixe a superfície com uma lixa fina para criar uma textura que permita que a resina adira adequadamente.
  • Em seguida, limpe a mesa com um pano úmido para remover qualquer poeira ou detritos.

A madeira deve estar 100% seca.

Mistura da Resina Epóxi Certa para Mesas

A mistura adequada da resina epóxi é crucial para garantir que ela cure corretamente.

Siga as instruções do fabricante para misturar a resina e o endurecedor em proporções precisas.

As proporções mudaram de acordo com cada tipo de resina e de cada fornecedor.

Comece mexendo-a lentamente e com cuidado para evitar a introdução de bolhas de ar na mistura.

As bolhas prejudicam o acabamento da peça em alguns casos, principalmente quando elas ficam na superfície.

Então o ideal é evitar ao máximo que elas se formem e mesmo que isso aconteça, você tem várias ferramentas para estoura-las.

Técnicas de Derramamento

Existem várias técnicas de derramamento que você pode usar para aplicar a resina epóxi à mesa.

Uma opção é despejar a resina no centro da mesa e espalhá-la com uma espátula de plástico ou um pincel, trabalhando a resina em direção às bordas da mesa, quando se usa resina de alta espessura.

Outra técnica é aplicar a resina em camadas finas, permitindo que cada camada cure antes de adicionar a próxima, quando se usa resina de baixas espessuras.

Então tudo vai depender do tipo de resina que você estará utilizando, por isso é importante conhecer tecnicamente o material antes de aplica-lo.

Cura e Acabamento da Resina Epóxi Certa para Mesas

A resina epóxi certa para mesas é um material de revestimento durável e resistente que pode ser utilizado para criar uma superfície plana e brilhante em uma mesa de madeira e que vai durar para muitos e muitos anos.

No entanto, para garantir que a mesa tenha uma aparência profissional e durável, é importante seguir as etapas corretas de cura e acabamento.

Tempos de Cura da Resina Epóxi Certa para Mesas

Essa é uma pergunta SUPER RECORRENTE. Os tempos de cura da resina epóxi variam de acordo com o tipo de resina utilizada.

Essas informações vem na embalagem ou em alguma cartilha enviada pelo Fabricante. Olha esse exemplo da Redelease:

Essa resina é a resina 2001 de alta viscosidade com o endurecedor 3154. A Redelease informa que depois de misturado o endurecedor a resina, terá aproximados 18 minutos de trabalho até que o processo de polimerização se inicie.

Ou seja, até a resina comece a engrossar bastante. E isso varia com a quantidade de resina que está sendo misturada e a temperatura ambiente.

Em geral, a cura ocorre em duas etapas: a cura inicial e a cura completa. A cura inicial ocorre dentro de 3 a 5 horas a após a mistura.

A cura completa ocorre dentro de 5 dias que é quando a resina atinge sua dureza final e poderá sofrer agressões químicas ou mecânicas.

É importante seguir as instruções do fabricante em relação aos tempos de cura da resina epóxi.

O tempo de cura pode ser afetado pela temperatura, umidade e espessura da camada de resina aplicada.

Para garantir que a resina cure corretamente, é importante manter a mesa em uma área seca e com temperatura constante durante o processo de cura.

Lixamento e Polimento

Após a cura completa da resina epóxi, é necessário lixar e polir a superfície para obter um acabamento brilhante e uniforme.

O lixamento é feito com lixas de grãos finos, começando com uma lixa de grão 220 e progredindo para lixas de grão mais fino até 2500 ou até mesmo 5000 para quem é mais perfeccionista.

O objetivo é remover quaisquer imperfeições na superfície da resina, como bolhas de ar ou marcas de lixa.

Depois do lixamento, é importante polir a superfície da resina com um composto de polimento.

Isso ajudará a remover quaisquer arranhões ou marcas deixadas pelo lixamento e dará à mesa um acabamento brilhante e uniforme.

Aqui por exemplo eu uso uma politriz, boina de lã e pasta de polir carro nº 2.

Manutenção da Mesa de Resina

Para manter a aparência e a durabilidade da da resina na mesa, é importante limpar a superfície regularmente com um pano úmido e evitar o uso de produtos químicos abrasivos.

Também é recomendável evitar o uso de objetos pontiagudos ou cortantes na superfície da mesa, pois isso pode arranhar ou danificar a resina.

Apesar de usar a Resina Epóxi Certa para Mesas, tenha ciência de que a resina é um material muito resistência e durável, mas tem fraquezas.

Uma delas é que ela arranha facilmente, como um plástico. Não tem a resistência a riscos de um vidro, por exemplo.

Então qualquer coisa pontiaguda que você passar sobre a mesa, vai ficar arranhado. Sim, essa a parte chata.

Mas é um problema que pode ser corrigido facilmente com um polimento, logo não é tão ruim assim.

Conclusão Sobre a Resina Certa para Mesas

Agora que você sabe como escolher a resina certa para mesas, está pronto para se aventurar nos primeiros artesanatos de resina.

Mas vou te deixar uma recomendação. Não faça uma mesa para começar.

Exatamente. O iniciante na resina não deve iniciar na resina fazendo uma mesa, mas sim peças pequenas, para os pequenos testes.

A possibilidade de errar na primeira tentativa é alta, e como o material não é muito barato, inicie fazendo uma tábua, pra você aprender como a resina se comporta na sua temperatura ambiente.

Assim você irá pegar mais confiança para fazer peças maiores como uma mesa de resina.

Como Comprar Resina Epóxi Certa para Mesas

Para comprar resina epóxi e pigmento pasta para o efeito mar, corantes ferramentas e outros materiais, é só entrar no site www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil.

A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi. 

Você pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de até 10% de desconto em qualquer compra no cartão e + 5% de desconto no PIX e boleto. Fale direto com o WhatsApp da Redelease.

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog:

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com.br

Compartilhar nas redes sociais:

Gutemberg Motta

Writer & Blogger

Artesão e professor de arte marinha com resina epóxi. Sou Criador do blog Guia da Resina Epóxi, o maior site sobre resina epóxi do Brasil por onde já ajudei mais de 500.000 (mil) pessoas pelo mundo com conteúdos sobre artes com com resina epóxi.

Hoje ensino como fazer ondas perfeitas com a resina e gerar renda extra trabalhando de casa.

Através dos meus cursos, Máquina de Ondas e Mar de Resina, que foram criados para pessoas que são apaixonadas pelo mar, se identificam com a resina epóxi, amam trabalhos manuais e querer aprender a criar e vender peças de resina com o efeito oceano.

1 Comentário

  • Ryzya Souza

    Só vc MESTRE pra nós passar tantas informações valiosíssimas como estás. Obrigada e muita gratidão!👏👏👏❤️❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gutemberg Motta

Últimos Postados

  • All Post
  • Arte Marinha
  • Artesanatos
  • Bancadas de Porcelanato Líquido
  • Dicas de Venda
  • Mesas Resinadas
  • Piso Líquido

Curso Máquina de Ondas

Faça parte no nosso grupo

Receba novidades antecipadamente

PArabéns! Você foi cadastrado! Algo deu errado!

Tags

Edit Template

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.