Quando se começa a produzir peças com resina epóxi, o ideal é que se comece aos poucos, com trabalhos simples e pouco complexos. Hoje você vai saber Como Colocar Flores na Resina Epóxi
Neste artigo, para dar uma ideia de trabalho possível para os iniciantes no mundo da resina epóxi, trouxemos 2 dicas de como produzir bio joias de forma simples, gastando pouco material e sem necessidade de ferramentas muito específicas.
Vamos aplicar uma técnica que deixará os seu trabalhos com aspecto fino e delicado. Estamos da falando da incrustação de plantas e flores com resina epóxi!
Nesse post…
Produção do Dente de Leão na Resina
Para a produção dessa peça de flores na resina epóxi, vamos precisar de:
- 1 dente-de-leão inteiro;
- Uma pequena quantidade de resina (o suficiente para cobrir a planta);
- Endurecedor;
- Recipiente que comporte a planta com um pequeno espaço de folga;
- 2 Palitos de picolé;
- Cola quente.
O primeiro passo é fixar a planta dentro do recipiente de maneira que o caule fique para cima, na parte aberta do recipiente.
Vamos fixar o caule com os palitos de picolé e cola quente. A ideia é deixar a planta o mais centralizada possível. Veremos o porquê logo mais.
No nosso exemplo, estamos utilizando uma solução composta pela resina RUV 4230 e o endurecedor RUV 6820 na proporção de 18%.
Onde Comprar Resina ?
Aqui eu não costumo ficar escondendo os fornecedores que eu trabalho para fazer flores na resina epóxi. Isso porque o mínimo que você precisa é ter segurança sobre o material que está comprando.
Segurança e qualidade, já que estamos falando de uma material químico. Eu já usei diversas marcas de resina, mas a marca que eu mais confio é a Redelease.
Isso porque, além de ter uma loja completa e os materiais de ótima qualidade, a Redelease tem laudos de segurança sobre todas as suas resinas. Inclusive fichas médicas sobre como lidar com possíveis incidentes.
Para comprar resina, pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da Rede. A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.
Você também pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de até 10% de desconto em qualquer compra no cartão e + 5% de desconto no PIX e boleto, totalizando 15% de desconto.
Esses são os melhores cursos de resina epóxi do mercado. Clique para conhecer.
Aqui também te damos uma contato direto com o WhatsApp da Redelease, para tirar dúvidas antes de comprar qualquer material. Fale o que você quer fazer e pergunte qual a resina ideal.
Flores na Resina Epóxi – Como Colocar as Pétalas
Há um segredo no momento da aplicação da resina dentro do recipiente que contém a planta fixada: não deixe a resina tocar o dente-de-leão de forma direta!
Isso ocasionará o desprendimento das pétalas da planta e pode arruinar todo o projeto.
Para evitar que a resina toque as pétalas, aplique-a nos cantos do recipiente de maneira que a planta seja submersa da forma mais delicada possível. Esse é o segredo para ter sucesso com Flores na Resina Epóxi.
Para a secagem e cura, lembre-se de que a temperatura do ambiente influencia diretamente no processo. Quanto mais alta a temperatura, mais rápido ele tende a ser.
- Com uma temperatura de aproximadamente 30 graus, a peça do nosso exemplo precisou de 48 horas para secar e ficar minimamente curada para o processo de lixamento.
- Com a peça curada, remova-a de dentro do recipiente. Dependendo do material do recipiente, pode ser necessário quebrá-lo.
Flores na Resina Epóxi – Lixamento após o desmolde
Para lixar peças da flores na resina epóxi, o ideal é seguir a evolução da granulação das lixas para que o resultado fique bem refinado. Temos um artigo sobre todo o processo aqui Como Lixar e Polir a Resina Epóxi Para Ela Ficar Brilhante!
No nosso exemplo, a evolução das lixas aplicadas durante todo o processo foi o seguinte:
- Lixas secas:
- 80 para remoção das imperfeições maiores;
- 320 visando deixar a superfície da peça o mais plana possível;
- 500 para eliminar as imperfeições menores.
- Lixas d’água:
- 1200, 2000 e 2500 para o acabamento inicial da peça;
- 3000 e 5000 para os acabamentos finos.
- Por fim, realizamos o polimento da peça com massa de polir número 2 à base de água.
Brincos com folhas ou flores incrustadas.
Para essa peça de flores na resina epóxi precisaremos de:
- Par de brincos (ou estrutura metálica que será usada como brinco);
- Fita adesiva larga;
- Superfície lisa (vidro, de preferência);
- Uma pequena quantidade de resina (o suficiente para cobrir a planta);
- Endurecedor;
- Furadeira com broca bem fininha (o suficiente para passar um arame pelo buraco).
Nesse projeto, a resina utilizada foi a RUV 4231 e o endurecedor foi o RUV 6821 na proporção de 43%.
Basta fixar um pedaço de fita adesiva na superfície lisa. A parte da cola deverá estar virada para cima.
Fixe nessa parte a estrutura metálica a ser preenchida com resina.
Aplique a mistura da resina epóxi na parte delimitada pelo arame. A camada deve ser bem fininha. Apenas o suficiente para cobrir a planta.
- Após o processo de secagem e cura, aplique as folhas ou flores que serão os enfeites das joias e cubra com uma outra camada de resina bem fina. O suficiente para cobrir as folhas.
- Ao fim do processo de secagem e cura dessa última camada, podemos remover as peças da fita adesiva.
Provavelmente, as peças ficarão com resquícios de cola da fita adesiva. Não se preocupe com isso pois, com um pano macio e álcool, é bem fácil de removê-los.
Caso tenha ficado um pouco de resina para fora da área delimitada pelo arame dos brincos, realize a remoção desses com um estilete.
Faça um pequeno furo para passar a argola que conectará a peça resinada com a agulha e a tarraxa do brinco.
Se necessário, podemos fazer alguns ajustes com um alicate para que fique com um acabamento impecável.
Pronto! Seu brinco já está pronto para ser oferecido aos seus clientes!
Conclusão sobre Como Colocar Flores na Resina epóxi
Com essa técnica de flores na resina epóxi, conforme você pode perceber, é possível criar uma infinidade de peças como joias ou biojoias.
O melhor de tudo é que, esse tipo de trabalho pode ser executado consumindo pouco material, é extremamente simples de se executar e requer muito poucas ferramentas.
E o melhor de tudo, é extremamente rentável! É possível precificar ele com uma boa margem de lucro.
É, com certeza, uma excelente pedida para quem está começando a realizar seus primeiros trabalhos no mundo da resina epóxi.
Caso você queira se especializar nessa técnica, recomendo um curso bem específico de Arte em Resina Epóxi como o Arte em Sementes
Você sabia que poderia ser tão simples produzir trabalhos com resina epóxi e sair faturando com eles?
Se você gostaria que abordássemos algum outro tipo de trabalho, nos deixe nos comentários.
Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog
Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do email contato@guiadaresinaepoxi.com.br.
Grande abraço e até a próxima!