5 Desvantagens do Porcelanato Líquido em 2023

Se você pretende colocar em sua casa, ou trabalhar com resina epóxi,  é necessário conhecer 5 Desvantagens do Porcelanato Líquido 3D

Você vai entender o que é o porcelanato líquido comum, o que é o porcelanato líquido 3D e qual a sua relação com a resina epóxi.

O que é Porcelanato Líquido?

porcelanato liquido 3D

A dúvida que toma conta da cabeça de quem está tendo os primeiros contatos com o porcelanato líquido é sempre sobre o que é e como ele é feito.

O porcelanato líquido é um nome que os brasileiros usaram para chamar a aplicação de resina epóxi. 

Como o nome porcelanato já é um nome mais comercialmente conhecido, os brasileiros resolveram dar o nome de aplicação da resina de porcelanato líquido.

Concluindo, o porcelanato líquido comum é a resina epóxi, que é aplicada em estado líquido, e após processo de cura ela fica rígida, tão resistente e tão durável quanto um piso de porcelanato comum.

O que é Porcelanato Líquido?

porcelanato liquido 3D

Explicando em uma linguagem simples, antes de saber sobre as 5 Desvantagens do Porcelanato Líquido, saiba que a resina epóxi é um composto de dois líquidos, resina e endurecedor,  que quando misturados enrijecem após um tempo de cura.

Uma vez rígido, a superfície se torna extrememante resistente a riscos, impactos, temperaturas e  líquidos.

Nessa mistura podem ser acrescentados corantes e pigmentos líquidos e sólidos, assim como outros elementos para dar uma acabamento mais personalizado.

  • Não é possível criar resina epóxi de forma caseira, uma vez que é um produto totalmente químico industrial.
  • Aplicação demanda  conhecimento para não causar estragos que podem custar caro.

O que é Porcelanato Líquido 3D?

banheiro 3d
resina epoxi 3d

Como você já conhece o o significado do nome porcelanato líquido e o que é resina epóxi, fica mais fácil entender o conceito de porcelanato líquido 3D para chegarmos nas 5 Desvantagens do Porcelanato Líquido.

Antes de falarmos sobre as vantagens e desvantagens do porcelanato líquido 3D, é necessário desmistificar a o termo 3D. 

Indo direto ao ponto, a aplicação é chamado de 3D pois antes de ser aplicada a resina epóxi, a superfícil é revestida com um adesivo, um tipo de papel de parede, com algum desenho 3D.

  • Depois que esse adesivo é aplicado a superfície, a resina o cobre com uma determinada espessura, e tem se a impressão que esse piso está com 3 dimensões: altura, largura e profundidade.
  • Não há nada além disso no porcelanato líquido 3D que o diferencia do porcelanato líquido comum, que na verdade é a resina epóxi aplicada ao piso.

Artigo Relacionado: Vale a Pena Trabalhar com Porcelanato Líquido em 2023?

Porque é Muito Importante saber sobre 5 Desvantagens do Porcelanato Líquido!

É muito importante você saber considerar que fora a aparência, o porcelanato líquido em nada tem a ver o o porcelanato comum. 

E que assim como qualquer outros tipos de piso há vantagens e desvantagens, pois nada é perfeito.

O que se leva muito em conta é a manutenção. O piso de porcelanato líquido 3d pode durar anos e é quase inquebrável comparado a qualquer piso do mercado.

E quando ele começar a perder o brilho, um polimento resolve o problema e você terá o piso novo por muito mais tempo.

Diferente do porcelanato comum que conhecemos, aplicado em piso com argamassa.

  • No porcelanato comum esmaltado, uma vez que riscado ou lascado o esmalte, não há manutenção e você precisa trocar o piso.
  • Já no porcelanato comum polido, os riscos podem ser retirados com um polimento, mas os profundos e as lascas não saem..

Vantagens do Porcelanato Líquido

Dentre as diversas vantagens do porcelanato líquido marmorizado (acredite, são muitas mesmo), podemos destacar as principais:

  • Limpeza facilitada – para manter o piso feito em porcelanato líquido marmorizado basta um pano úmido e sabão neutro! Aquele monte de produtos de limpeza não será mais necessário.
  • Aspecto sofisticado – por apresentar uma aparência lisa, espelhada e altamente uniforme, o porcelanato passa um ar de requinte e sofisticação ao ambiente.
  • Alta resistência – como toda resina epóxi bem trabalhada e curada, o porcelanato líquido marmorizado é altamente resistente ao peso aplicado sobre ele.
  • Nivelamento facilitado – O porcelanato, por ter seu aspecto mais maleável e flexível, é autonivelante! Basta aplicá-lo e espalhá-lo na superfície e partir para o faturamento!
  • Adeus às emendas e rejuntes – É isso mesmo! Nada de rejuntar o porcelanato líquido marmorizado tampouco utilizar qualquer tipo de outro material para emendar as partes na superfície de aplicação.
  • Resistente a altas temperaturas – A resistência às altas temperaturas pode tornar o porcelanato líquido marmorizado na escolha ideal para cozinhas industriais por exemplo!
  • Antiderrapante – Apesar da aparência brilhosa, ele é um piso com toque emborrachada e antiderrapante. Logo é muito mais difícil você escorregar no porcelanato líquido do que no porcelanato comum.
  • Temperatura – É um piso quente, totalmente o contrário do porcelanato comum. Recomendado para regiões mais frias.
  • Aplicação Limpa – O porcelanato líquido pode ser aplicado sobre contrapiso, cerâmica, pedra, porcelanato comum e outros tipos de piso. Sua aplicação é limpa e não faz barulho ou sujeira.

Como você deve ter percebido, o porcelanato líquido também tem muitas vantagens.

Poderia ainda mencionar diversas outras como o fato de ele ser impermeável, altamente versátil, seguro contra eletricidade, altíssimo poder de personalização e muitas outras!

5 Vantagens do Porcelanato Líquido 3D

O porcelanato líquido 3D tem muitas vantagens, algumas que não se encontram em nenhum tipo de piso pelo mundo!

1 – Resistência ao Calor

O piso de resina epóxi tem uma resistência a temperaturas muitas altas, assim como calor direto do fogo.

2 – Acabamento Ultra Resistente

O porcelanto Líquido 3D tem alta capacidade de absorção de impactos, não risca e por ter um acabamento emborrachado, é quase inquebrável(depende da marca da resina).

3 – Preparado para altíssimo tráfego e peso.

Muito utilizado em hospitais, aeroportos, industrias, hall de entrada de prédios e shoppings, o porcelanato líquido 3D é altamente preparado para suportar muito tráfego e muito peso, sem quebrar, claro se aplicado da forma correta.

4 – Facilidade de Limpeza

Você pode limpar o piso de porcelanato líquido 3d com praticamente qualquer produto comum que não seja abrasivo. Como não há juntas, a limpeza é pratica e não é necessário lavar  a superfície.

5 – Superfície Impermeável

A superfície é impermeável, ou seja, qualquer líquido derramado não corre risco de infiltrar no piso e chegar ao solo, assim como também causar manchas.

5 Desvantagens Do Porcelanato Líquido 3D

Como nem tudo são flores, atmbém há algumas desvantagens do porcelanato líquido 3D, vamos conferir!

1 – Aplicação Complicada

Não é qualquer um que vai saber aplicar a resina epóxi. A resina é um trabalho a parte de qualquer conhecimento geral de obra e demanda formação técnica para aplicação.

2 – Não pode ser utilizado em umidade 

A resina epóxi não pode ser aplicada sobre um piso com umidade, diferente do porcelanato comum. Isso porque umidade, por menor que seja, impede que a resina cole no solo.

3 – Risco de amarelamento

Sim, o piso de porcelanato líquido 3d pode amarelar caso receba luz solar direta durante o dia inteiro. Apesar de existir resinas com proteção ultravioleta, não é indicado o piso ficar exposto ao tempo.

4 – Escassez de profissionais

Por ser um trabalho relativamente novo no Brasil, ainda á muito difícil achar profissionais capacitados para executar o serviço.

5- Qualidade depende da marca da resina

A qualidade e a durabilidade do porcelanato líquido 3D vai depender da marca de resina. Isso é uma realidade para qualquer produto. Algumas resinas são mais resistentes a impactos, riscos e ao luz ultravioleta.

Onde Aplicar o Porcelanato Líquido

O porcelanato líquido 3D pode ser aplicado a diversas superfícies, desde que seja dado o preparo correto, o que na verdade é a parte mais importante.

  • Laminado
  • Cerâmica
  • Madeira
  • Concreto
  • Granito
  • Mármore
  • Porcelanato Comum

Em caso de aplicação em piso de madeira ou laminado, deve se tomar extremo cuidado, pois o piso não deve ter nenhum foco de umidade. Para isso deve ser fazer um teste de umidade.

  • É mais complicado identificar esse problema na madeira, pois fica mais escondido.
  • Na maioria dos casos, não é recomendado aplicar sobre piso de madeira, mas algumas pessoas arriscam. 
  • Nossa dica é que caso você tenha um piso de madeira e queira aplicar porcelanato líquido 3d, retire toda a madeira que vai ser mais seguro.

Para as outras superfícies mencionadas: cerâmica, concreto, granito ou porcelanato comum, seguem processos parecidos e podem receber o porcelanato líquido 3d sem problemas.

Piso Líquido 3D Marmorizado

Pode se dizer que há duas formas de fazer o porcelanato líquido 3D marmorizado. A diferença de preço pode ser alta entre as formas, porém o acabamento final pode ser decisivo. 

A primeira forma seria depois de efetuar todo o preparo todo solo, escolher um adesivo que imitasse o mármore, para que ele fosse colado em todo o piso. 

Em minha opnião é muito mais  trabalhoso colar o papel adesivo em todo o solo, encaixar todos os desenhos e retirar todas as bolhas de ar.

A segunda forma é a mais clássica, utilizada em todo o mundo e que permite um acabamento muito mais bonito, dependendo, claro, da habilidade do aplicador.

É aplicada um cor base, e os desenhos imitando o mármore são feitos  com outra cor em linhas finas, que se espalham através de soprador térmico e álcool borrifado.

Não é um processo fácil, mas com certeza é o que fica mais bonito, natural e até mais barato em termos de material.

Valor Porcelanato Líquido por Metro Quadrado Material e Mão de Obra

Porcelanato Líquido por Metro Quadrado

Primeiro de tudo, você não precisa se preocupar em comprar material algum, pois o profissional leva tudo até você.

Seu único trabalho é escolher qual cor e design que você irá querer.

  • Não há preocupação com quebra-quebra ou sujeira proveniente da obra.
  • O trabalho é feito com o ambiente mais limpo possível para não prejudicar a aplicação.
  • Não há risco de quebrar alguma peça e te causar prejuízo, pois o custo é todo com o profissional.
  • Sem desperdício de material.

Então o que se cobra, é o valor por metro quadrado de tudo, limpeza, material, aplicação, revestimento e GARANTIA!

Sim! O profissional deve oferecer a garantia pelo material e pelo serviço prestado. 

O Preço do Porcelanato Líquido por Metro entre R$ 150 e R$ 400,00 dependendo da região.

Tudo irá variar de acordo com as condições que o profissional encontrar o ambiente.

Assim como se o seu pedreiro tiver que arrancar seu piso ou colocar um contrapiso no nível, o aplicador também pode ter alguma dificuldade que irá influenciar no preço final.

No caso do preço do porcelanato líquido 3D o valor pode aumentar pelo custo do revestimento adesivo.

Seguir essas dicas ajudará tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso email  contato@guiadaresinaepoxi.com.br.

Compartilhar nas redes sociais:

Gutemberg Motta

Writer & Blogger

Artesão e professor de arte marinha com resina epóxi. Sou Criador do blog Guia da Resina Epóxi, o maior site sobre resina epóxi do Brasil por onde já ajudei mais de 500.000 (mil) pessoas pelo mundo com conteúdos sobre artes com com resina epóxi.

Hoje ensino como fazer ondas perfeitas com a resina e gerar renda extra trabalhando de casa.

Através dos meus cursos, Máquina de Ondas e Mar de Resina, que foram criados para pessoas que são apaixonadas pelo mar, se identificam com a resina epóxi, amam trabalhos manuais e querer aprender a criar e vender peças de resina com o efeito oceano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gutemberg Motta

Últimos Postados

  • All Post
  • Arte Marinha
  • Artesanatos
  • Bancadas de Porcelanato Líquido
  • Dicas de Venda
  • Mesas Resinadas
  • Piso Líquido

Curso Máquina de Ondas

Faça parte no nosso grupo

Receba novidades antecipadamente

PArabéns! Você foi cadastrado! Algo deu errado!

Tags

Edit Template

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.