Moldes de Silicone para Resina Epóxi

Algumas peças exigem uma forma mais específica e definida e, não tem como fugir, vamos ter que usar algumas formas e moldes de silicone para resina epóxi, de alguma maneira, conter a resina epóxi dentro de um espaço.

Então surge a questão que pode assustar quem está iniciando no mundo da resina epóxi: que material deve ser utilizado para construir ou montar o molde ideal?

Para responder a essa pergunta e algumas outras que possam surgir junto com ela, a equipe da Guia da Resina Epóxi preparou este artigo para você tirar as principais dúvidas referentes ao assunto de moldes e formas. 

O que levar em consideração sobre moldes de silicone de silicone para resina epóxi?

formas e moldes para resina epóxi

Antes de optar pelo material a ser adotado como forma ou molde, vale a pela levar em consideração alguns pontos importantes como:

  • Disponibilidade do material: esse material é bastante disponível? Há poucos ou, até mesmo, um só fornecedor ou há facilidade em consegui-lo?
  • Facilidade de uso: você consegue usar o molde desse material sem grandes dificuldades?
  • Custo: qual impacto no preço final do seu trabalho que esse material vai causar?
  • Desenho da peça: será que usar um material duro e pouco maleável é o indicado para produzir uma peça cheia de curvas e detalhes no contorno, por exemplo?
  • A peça será, de alguma forma, aquecida? Se sim, o material escolhido reage bem ao calor?
  • Qual nível de precisão é esperado? Se for alto, é preciso considerar este ponto caso decida usar algum material que “trabalha” sob alguma condição. 
  • Quantas vezes o molde poderá ser usado?
  • Se optar por algum material emborrachado ou semelhante, não esqueça de levar em consideração o fator de dilatação. 

Depois de avaliar o seu trabalho com os questionamentos acima, você terá uma boa noção de onde começar e qual material será o ideal para você em cada caso.

Quais materiais podem ser utilizados?

formas e moldes para resina epóxi

A lista de materiais que podem ser usadas como formas e moldes para resina epóxi é bem aberta. Abaixo, citaremos as mais comumente adotadas e as ocasiões indicadas para cada uma:

  • Silicone: indicado para situações em que se deseje uma forma com mais detalhes. Por ser altamente maleável, pode ser a melhor alternativa nesses casos;
  • Alumínio, aço ou metais em geral: indicados para quando é necessário um aspecto muito liso. Indicados para peças que possuam ângulos retos;
  • Materiais plásticos em geral: assim como as formas de metal, essas fornecem aspecto liso, porém, dependendo do tipo do plástico adotado, podem ter muito mais maleabilidade;
  • Gesso: por ser um material mais poroso, pode ser necessário revestir ou selar a forma ou molde antes da aplicação da resina epóxi. Vale mencionar que é um material bem frágil;
  • Concreto e cimento: também podem deixar aspecto poroso na peça e, por isso, pode ser necessário revesti-la antes de usar. O lado positivo é que são significativamente mais resistentes;
  • Madeira: assim como gesso e concreto, tendem a apresentarem aspecto não liso após a retirada da peça. É recomendável que se revista a forma ou molde ou realize-se a aplicação de um selador;
  • Papelão: até mesmo papelão pode ser uma boa alternativa dependendo do objetivo que se busca. Fornece aspecto liso na maior parte dos casos;
  • Filmes plásticos: normalmente indicados quando se procura alta maleabilidade para trabalhos com muitos detalhes;
  • Vidro: oferece o aspecto extremamente liso. Pode ser difícil de se lidar pois exige maquinário específico para cortes. 

Alguns materiais apresentam baixa aderência à resina epóxi e é importante que os conheçamos pois eles podem tornar o momento da retirada forma ou molde da resina epóxi bem mais prático.

Materiais como teflon, silicone, polietileno, plástico de garrafas pet, PVC com maior aspecto de plástico e poliéster saturado são ótimas opções para formas e moldes. 

Eles grudam pouco ou, praticamente, nada na superfície da resina e isso torna todo o processo bem mais simples e rápido. Mas não é uma regra universal! Trabalhos específicos podem exigir materiais diferentes.

Atenção com as junções, cantos e dobras

Atenção com as junções, cantos e dobras

Não podemos nos esquecer que a resina, na maior parte dos casos, é aplicada em seu estado líquido. 

Sendo assim, tem-se que prestar atenção redobrada, pois, ela pode vazar com facilidade.

  • Cheque se todas as junções, emendas ou dobras estão bem encaixadas e não oferecem risco de vazamento.
  • Optar por um selador, a depender do material da forma ou molde, pode ser uma boa opção também.

O desmoldante correto para cada material das formas e moldes de silicone para resina epóxi

O desmoldante correto para cada material das formas e moldes de silicone para resina epóxi

O desmoldante é, basicamente, uma substância que impede que as substâncias se grudem ao entrarem em contato uma com a outra.

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

Você pode comprar desmoldante na Redelease. www.redelease.com.br

Use o cupom GUIADARESINAEPOXI10  para obter 15% de  DESCONTO no BOLETO E 10 % de DESCONTO no CARTÃO!

Aqui também vou deixar um contato direto com o WhatsApp da Redelease, para tirar dúvidas antes de comprar qualquer material.

Fale o que você quer fazer e pergunte qual a resina ideal.

Se você tiver interesse em que a equipe da Guia da Resina Epóxi elabore um artigo sobre o assunto, nos deixe o pedido nos comentários. Teremos prazer em abordar o assunto.

O que é importante a se entender nesse assunto é que o desmoldante deve ser apropriado para o material do molde ou forma.

Onde comprar formas e moldes de silicone para resina epóxi?

Apesar da resina epóxi ser novidade, os moldes e formas já existem há um bom tempo e são usados para outros fins. Aqui listo para você, algumas lojas online que você poderá comprar sem qualquer problema. Só clicar no link que vai te direcionar pra loja.

CONCLUSÃO – Gostou do nosso manual? Se conseguimos ajudar você a tirar alguma dúvida com ele, nos deixe um feedback nos comentários abaixo!

Se você tem alguma sugestão para um futuro artigo, deixe um comentário abaixo para a gente!

Grande abraço e até a próxima!

Conheça mais dos nossos conteúdos gratuitos do blog

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail contato@guiadaresinaepoxi.com.br.

10 comentários em “Moldes de Silicone para Resina Epóxi”

  1. Eliana Reis Bello

    Olá, irei iniciar o meu trabalho com resina e gostaria de saber se posso usar os mesmos moldes para biscuit e as formas de silicone para chocolate?

    1. Olá Eliana, seja bem vinda!
      Você até pode, o problema é que se esses moldes possuem acabamento fosco, a peça de resina ira sair sem o brilho característico da resina. Caso você tenha moldes em acabamento brilhoso, esses sim você pode usar sem problema.

  2. Valdinei Bodaneze

    Bom dia!
    Excelente material, auto explicativo.
    Estou entrando nesse mercado e muito convicto com o sucesso, claro conto com seu apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.