fbpx

Limpeza De Ferramentas Da Resina Epóxi

Realizar a limpeza de ferramentas da resina epóxi é um passo importante para que você continue criando peças que tenham efetivamente todas as propriedades advindas da resina epóxi.

Os cuidados com o trabalho feito com este material são diversos e a limpeza é um dos que não podem faltar.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre como realizar a limpeza das peças e, além disso, algumas dicas para quando a sua resina grudar no molde. 

Como é feita a limpeza de ferramentas da resina epóxi

Limpeza De Ferramentas Da Resina Epóxi

A limpeza de ferramentas da resina epóxi é realizada com diluentes voláteis. Para conseguirmos limpar algo é preciso diluir essa “sujeira” e retirá-la.

No caso da resina, há alguns produtos que comumente são utilizados para essa função, como:

  • Solventes oxigenados – incluindo cetonados, ésteres e butil glicóis
  • Hidrocarbonetos aromáticos, quando misturados 
  • Alcoóis 

Entretanto, não são todos que têm acesso ou condições financeiras para arcar com esse tipo de produto.

Há a possibilidade de utilizar o famoso Tinner para realizar a limpeza de ferramentas da resina epóxi. Além de mais em conta, pode ser facilmente adquirido em lojas de tintas ou de material de construção.

O Tinner nada mais é do que a mistura de solventes que fazem diluição ou limpeza, entretanto, serve para epóxi desde que esteja líquida. 

Há, também, outro porém: o Tinner muito barato e de má qualidade pode deixar resíduos nas ferramentas. Consequentemente, o molde pode ficar contaminado.

  • Uma dica é usar um Tinner mais barato para fazer uma limpeza mais grosseira e, depois, utilizar algum produto para finalizar. 
  • O álcool propílico ou propanol podem ser utilizados para essa função. Depois de usá-lo na limpeza, passe algum papel absorvente em seguida.

Pode limpar com álcool de posto (combustível)?

Não, o Álcool de posto tem muita água e isso também pode acabar “contaminando” as ferramentas.  

Qual a importância da limpeza de ferramentas da resina epóxi

Limpeza De Ferramentas Da Resina Epóxi

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

A limpeza de ferramentas da resina epóxi é imprescindível para que os moldes continuem com a superfície adequada para se fazer a retirada das peças.

Além disso, a limpeza inadequada poderá contaminar o molde, como já dito anteriormente.

Como resultado, o epóxi pode não reagir da forma esperada e nem ter os resultados que deveria.

A limpeza dos moldes não é algo que dá extremo trabalho, principalmente se forem utilizados os produtos adequados. 

Sendo assim, não se esqueça de fazer a limpeza periódica de todas as ferramentas que você utiliza no seu dia a dia com a resina epóxi. 

O que fazer se a resina grudar no molde

O que fazer se a resina grudar no molde

Indo um pouco além do assunto da limpeza, aqui trazemos outro ponto muito questionado: o que fazer quando a resina gruda?

Nesses casos, não é recomendado tentar forçar para tirar a resina, pois isso provavelmente vai fazer com que ela se quebre. 

Muitas vezes nós esperamos o tempo correto, mas por algum motivo essa aderência acentuada acaba estragando a peça. Mas qual o motivo?

O motivo é o superaquecimento, que faz com que crie poros e, assim, aumenta a aderência. 

Dicas: 

  1. Não use isqueiro ou maçarico 
  2. Não deixe muito tempo na estufa 
  3. Cuidado com a temperatura ambiente 
  4. Cuidado com o volume

Dica para desgrudar

Em alguns casos é possível tentar desgrudar a resina com uma dica bem simples.

Aplique algumas gotinhas de óleo (pode ser óleo de cozinha) na região que está grudada e comece a rotacionar o molde em 360º. 

O contato com o óleo pode facilitar soltar sem estragar a peça. Entretanto, essa dica só funciona quando são pequenos pontos grudados.

Obviamente, depois de utilizar óleo de cozinha para retirar a peça é preciso realizar a limpeza de ferramentas da resina epóxi, não é mesmo?

Se você tentar utilizar o molde sem limpá-lo devidamente, a próxima peça ficará bem prejudicada, então não pule esse passo.

Material de qualidade faz toda a diferença para Limpeza De Ferramentas Da Resina Epóxi

Se você deseja fazer peças de qualidade, principalmente se estiver pensando em comercializar, é muito importante que não abra mão da qualidade.

Resina epóxi já é um produto um tanto delicado de se trabalhar. Usando material de má qualidade isso fica ainda mais acentuado.

Por isso, não se esqueça de que o barato pode sair caro, então é importante escolher aquilo que possui bom custo x benefício.

E isso não vale apenas para a resina epóxi em si, mas para os materiais de limpeza e todos os outros itens que serão utilizados para realizar aquilo que se tem em mente.

Na internet é possível encontrar bons materiais com ótimos preços, então não deixe de conferir com mais cautela. 

Enfim, essas foram algumas dicas sobre limpeza de ferramentas da resina epóxi e outros aspectos interessantes sobre o trabalho com a Resina Epóxi. Para saber mais, confira outras matérias em nosso blog.

Onde Comprar Materiais de Qualidade, Resina Epóxi e Pigmentos

Onde Comprar Materiais de Qualidade, Resina Epóxi e Pigmentos

Para comprar resina epóxi, pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil. A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.

Você pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de até 15% de desconto em qualquer compra.

Aqui também vou deixar um contato direto com o WhatsApp da Redelease, para tirar dúvidas antes de comprar qualquer material.

Fale o que você quer fazer e pergunte qual a resina ideal.

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com.br

6 comentários em “Limpeza De Ferramentas Da Resina Epóxi”

  1. Tentei fazer uma peça e ela não endureceu. Ficou grudenta ao toque. Ao tirar do molde (dei a peça como perdida), ficou boa parte do fundo, grudada no molde. Como remover isso do molde?

  2. Olá bom dia gostaria de saber qual resinas e moldes devo usar para confeccionar minis bichinhos para decoração de suculentas e também para personagens de jardins maiores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.