Resina Epóxi Grudou No Molde

Você sabe o que fazer se a resina epóxi grudou no molde? Quem costuma trabalhar com esse material provavelmente já passou por esse problema, não é mesmo?

É uma grande frustração quando a peça está linda e aparentemente perfeita, mas ao tirá-la do molde vemos que está grudada. Nesses casos, ela acaba estragando na tentativa de retirada. 

Será que há alguma forma de evitar isso? Bem, a melhor maneira de tentar fazer com que isso não aconteça é, primeiramente, entender o porquê de o material grudar – e, consequentemente, quais são os principais erros.

Resina epóxi grudou no molde: por que isso acontece?

resina epóxi grudou no molde

Se a resina epóxi grudou no molde e você está do outro lado da tela se perguntando o porquê, saiba que a resposta é muito simples: superaquecimento

Isso mesmo! Quando você esquenta o conjunto Epóxi + Molde além do necessário é comum que ocorra o surgimento de poros em alguns pontos.

Essas regiões acabam grudando no molde, fazendo com que o momento da retirada da epóxi seja problemática. 

E, de fato, apesar de parecer algo simples de resolver, encontrar a temperatura ideal para trabalhar com epóxi não é muito fácil. 

Até mesmo a temperatura ambiente tem influência no resultado, como você já deve saber. 

Caso você esteja tentando encontrar a solução se a resina epóxi grudou no molde, saiba que há alguns erros que podem ser gatilhos para esse problema.

Quais são os principais erros que fazem a resina grudar 

A resina epóxi grudou no molde pelo superaquecimento do conjunto, mas nem sempre o que nos leva a isso é o total descuido com o controle da temperatura.

Muitas vezes o processo em si não está adequado. Veja quais são os principais erros cometidos por aqueles que trabalham com epóxi:

  1. Utilização de isqueiro ou maçarico 

O isqueiro e o maçarico concentram muito o calor, danificando o molde internamente e externamente. 

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

Isso poderá, facilmente, fazer com que a epóxi grude no molde, prejudicando o resultado final. 

  1. Resina inadequada

Não existe resina errada, mas existe a resina certa para cada projeto! Quando você não escolhe adequadamente o tipo de epóxi para trabalhar, isso pode resultar em problemas. 

Escolher uma resina de baixa espessura para um molde de alto volume, por exemplo, pode dificultar a distribuição do calor e, nesse caso, o epóxi acabará ficando grudado. 

  1. Temperatura ambiente 

Já falamos a respeito da sensibilidade da resina epóxi à temperatura. Regiões que são quentes podem influenciar no processo de cura e, também, ajudar a grudar no molde. 

  1. Uso de estufas 

Os moldes ficam muito tempo na estufa e isso pode acabar superaquecendo a peça. Consequentemente irá grudar na hora de tirar. 

Então, se a resina epóxi grudou no molde, muito provavelmente um dos motivos é uma das quatro opções citadas anteriormente. 

Fique de olho no tipo de material e na temperatura. Isso é o mais importante para evitar que a epóxi grude no molde. 

Dica para ajudar a desgrudar quando a Resina Epóxi Grudou No Molde

resina epóxi grudou no molde

Há uma dica que você pode tentar usar quando a resina epóxi grudar no molde. Entretanto, não é uma garantia de que ela irá efetivamente funcionar.

Tudo depende do estado em que a peça estiver. Se for apenas alguns pontinhos que grudaram, então talvez dê certo.

  • Primeiramente, assim que notar que a peça está grudada, não force para soltar. 
  • Pegue um pouco de óleo (pode ser óleo de cozinha mesmo) e coloque algumas gotas na região que grudou.
  • Tente espalhar o óleo na peça girando o molde em 360º e, então, tente novamente tirar a parte que ficou grudada. 

Mais uma vez, nem sempre isso irá funcionar, mas é uma das dicas que ajudam quando apenas pequenos pontos da peça ficam grudados. 

Cuidados com a resina epóxi 

A resina epóxi pode dar um bom trabalho, principalmente para quem é iniciante. 

Isso porque ela é muito sensível à temperatura, como já foi falado ao decorrer deste artigo.

  • É preciso equilibrar o tipo de resina, o volume do molde (se for este o caso) e a temperatura. 
  • Além disso, é importante adquirir um material de qualidade para assegurar que a sua performance realmente será a melhor, independente da técnica que você usar.

E lembre-se: o barato pode sair caro, então é melhor investir um pouco mais em uma resina de qualidade (principalmente se o seu objetivo for comercializar os produtos no futuro).

Enfim, essas foram algumas considerações para você conseguir melhorar a sua trabalhabilidade com a resina epóxi. 

Não se esqueça de que a temperatura é sempre determinante para trabalhar com este material.

A resina epóxi grudou no molde? Tente aplicar a técnica do óleo, mas seja cuidadoso na hora de tentar tirar a peça. Para mais dicas, acesse os outros conteúdos sobre resina epóxi aqui no blog.

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.