Hoje você vai aprender como construir uma mesa de resina em 7 passos.
Quem nunca conheceu uma mesa de resina em 7 passos pode perder a oportunidade de estar contando com um dos materiais de beleza e qualidade incomparáveis!
A resina epóxi é um dos produtos mais usados para produzir porcelanatos líquidos, e ainda consegue ser uma boa opção, na hora de mudar a cara dos móveis!
Nesse post…
7 passos para a construção de uma mesa de resina em 7 passos
- Preparando a madeira
Um dos passos mais importantes para a qualidade final do produto, é a preparação da madeira.
Para quem pretende vender a mesa de resina, precisará selecionar bem a peça, sobre a qual vai ser aplicado a resina.
A melhor opção é escolher por uma mesa que possibilita ser nivelada e lixada, para que a resina epóxi seja recebida.
Conhecido também como aplanação este é o momento, onde as rebarbas e imperfeições, precisam ser retiradas.
Depois de lixá-la, a madeira deve ser limpa, com um aspirador ou pano, para que não fique nenhuma poeira que se misture a resina.
- Crie o molde
Antes de produzir sua mesa resinada em 7 passos, o ideal é criar um molde pequeno para testar o resultado da resina, e como ficará o produto final.
Diversas pessoas usam madeiras, paletes ou inferiores para fabricar o molde. Além de mais barato, esse material consegue ser cortado com mais facilidade.
Opte por MDF laqueado, que não gruda resina, ou usar uma fita desmoldante para cobrir o molde.
Considere SEMPRE fechas as laterais com cola de silicone, pois acredite, a resina SEMPRE arruma um jeito de vasar.
Pré Preparo da Madeira para Construção de mesa de resina em 7 Passos
- Selar a madeira
Fazer a selagem da madeira é um cuidado muito importante. Afinal, esse processo vai garantir mais resistência, além de prevenir e impedir que a madeira possa envelhecer
Ao lançar mão deste processo, a madeira obtém um tipo de ‘defesa’, que pode contribuir com a maior durabilidade dos itens de madeira, como uma mesa resinada por exemplo.
Além disso a selagem evita que a madeira absorva muita resina ou gere muitas bolhas no processo de preenchimento.
NUNCA faça uma mesa resina sem fazer a selagem antes.
- Escolhendo a resina
Há vários tipos de resina epóxi para madeira, e outros materiais, porém é preciso definir muito bem o produto que deseja, a partir das finalidades de sua mesa resinada.
Caso deseje somente dar um tratamento de durabilidade e reforma ao móvel, o ideal é utilizar a resina transparente de baixa espessura e baixa viscosidade.
- Porém, caso você queira estampar ou colorir a mesa, será preciso usar corantes junto com a resina, ou resinas que já são coloridas.
- Caso você vá fazer uma river table, que é uma mesa com preenchimento de resina, você precisará de resina de ALTA ESPESSURA e de preferência com proteção UV.
Mão na Massa para Construção de Mesa Resinada em 7 Passos
- Aplicação
Sua aplicação é muito prática, porém necessita certos cuidados simples.
- Uma dica que consegue salvar o seu trabalho, é evitar fazer a aplicação de resina quente em locais frios ou dias bastante úmidos, pois provavelmente o resultado final será prejudicado por um efeito chamado blushing.
- Se atente a espessura que a resina que você vai utilizar suporta. Algumas resinas suportam até 4cm, outras até 8cm. Não passe do limite pois sua resina pode ferver e você perder todo o material.
- Compre material de qualidade. Esse é um trabalho que demanda conhecimento e muita resina. Não economize na hora de escolher a marca, pois o barato SEMPRE sai caro.
- Se atente a formação de bolhas. Despeje a resina com cuidado e estoure as bolhas com maçarico. Fiquei sempre acompanhando pois novas bolhas surgem a todo momento quando a madeira não está bem selada. Isso prejudica o acabamento.
- Espere a secagem (cura)
Permaneça próximo da mesa pelo período até que sua resina comece a formar uma película.
Na instrução do fabricante, vai ser estabelecido esse tempo, que pode mudar para cada resina conforme a superfície.
Essa duração é fundamental, pois você pode alisar e evitar que se forme bolhas, comprometendo assim o seu trabalho ou até mesmo que a resina vase pelo molde.
O Gran Finale da Construção de Mesa Resinada em 7 Passos
- Acabamento (lixar e polir)
O polimento e lixamento são as últimas etapas da construção da mesa resina em 7 passos.
A preparação da madeira para o acabamento é importantíssima para remover pequenas falhas do material e dar brilho à peça.
Geralmente o motivo para fazer o lixamento é tornar a madeira mais suave, e remover farpas criadas pelos dentes, máquinas, depressões, entre outras falhas de superfície.
Além disso, é preciso lixar a superfície inteira antes de aplicar o acabamento. Utilize a sequencia de lixas sem vacilar. Aqui nesse artigo tem a sequencia completa.
Para o polimento da resina, você precisa de um polidor manual e um composto de polimento, de alta qualidade, para conseguir um acabamento de alto brilho na sua mesa resinada.
Onde Comprar Resina Epóxi, Ferramentas e Pigmentos para Fazer Mesas?
Para comprar resina epóxi para iniciante, pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil. A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.
Você pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de 10% de desconto no cartão e 15% de desconto no boleto/PIX em qualquer compra.
Aqui também vou deixar um contato direto com o WhatsApp da Redelease, para tirar dúvidas antes de comprar qualquer material.
Fale o que você quer fazer e pergunte qual a resina ideal.
Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog
Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail: contato@guiadaresinaepoxi.com.br
Parabéns!! Achei excelente seu artigo. Dicas e informações muito boas. Obrigado.
Feliz em ajudar!