fbpx

Mesa de Resina em 7 passos

Hoje você vai aprender como construir uma mesa de resina em 7 passos.

Quem nunca conheceu uma mesa de resina em 7 passos pode perder a oportunidade de estar contando com um dos materiais de beleza e qualidade incomparáveis!

A resina epóxi é um dos produtos mais usados para produzir porcelanatos líquidos, e ainda consegue ser uma boa opção, na hora de mudar a cara dos móveis!

 

7 passos para a construção de uma mesa de resina em 7 passos

  1. Preparando a madeira

Um dos passos mais importantes para a qualidade final do produto, é a preparação da madeira.

Para quem pretende vender a mesa de resina, precisará selecionar bem a peça, sobre a qual vai ser aplicado a resina.

A melhor opção é escolher por uma mesa que possibilita ser nivelada e lixada, para que a resina epóxi seja recebida.

Conhecido também como aplanação este é o momento, onde as rebarbas e imperfeições, precisam ser retiradas.

Depois de lixá-la, a madeira deve ser limpa, com um aspirador ou pano, para que não fique nenhuma poeira que se misture a resina.

  1. Crie o molde

Antes de produzir sua mesa resinada em 7 passos, o ideal é criar um molde pequeno para testar o resultado da resina, e como ficará o produto final.

Diversas pessoas usam madeiras, paletes ou inferiores para fabricar o molde. Além de mais barato, esse material consegue ser cortado com mais facilidade.

Opte por MDF laqueado, que não gruda resina, ou usar uma fita desmoldante para cobrir o molde.

Considere SEMPRE fechas as laterais com cola de silicone, pois acredite, a resina SEMPRE arruma um jeito de vasar.

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

Pré Preparo da Madeira para Construção de mesa de resina em 7 Passos

  1. Selar a madeira

Fazer a selagem da madeira é um cuidado muito importante. Afinal, esse processo vai garantir mais resistência, além de prevenir e impedir que a madeira possa envelhecer

Ao lançar mão deste processo, a madeira obtém um tipo de ‘defesa’, que pode contribuir com a maior durabilidade dos itens de madeira, como uma mesa resinada por exemplo.

Além disso a selagem evita que a madeira absorva muita resina ou gere muitas bolhas no processo de preenchimento.

NUNCA faça uma mesa resina sem fazer a selagem antes.

  1. Escolhendo a resina

Há vários tipos de resina epóxi para madeira, e outros materiais, porém é preciso definir muito bem o produto que deseja, a partir das finalidades de sua mesa resinada.

Caso deseje somente dar um tratamento de durabilidade e reforma ao móvel, o ideal é utilizar a resina transparente de baixa espessura e baixa viscosidade.

  • Porém, caso você queira estampar ou colorir a mesa, será preciso usar corantes junto com a resina, ou resinas que já são coloridas.
  • Caso você vá fazer uma river table, que é uma mesa com preenchimento de resina, você precisará de resina de ALTA ESPESSURA e de preferência com proteção UV.

Mão na Massa para Construção de Mesa Resinada em 7 Passos

mesa de resina em 7 passos
  1. Aplicação

Sua aplicação é muito prática, porém necessita certos cuidados simples.

  • Uma dica que consegue salvar o seu trabalho, é evitar fazer a aplicação de resina quente em locais frios ou dias bastante úmidos, pois provavelmente o resultado final será prejudicado por um efeito chamado blushing.
  • Se atente a espessura que a resina que você vai utilizar suporta. Algumas resinas suportam até 4cm, outras até 8cm. Não passe do limite pois sua resina pode ferver e você perder todo o material.
  • Compre material de qualidade. Esse é um trabalho que demanda conhecimento e muita resina. Não economize na hora de escolher a marca, pois o barato SEMPRE sai caro.
  • Se atente a formação de bolhas. Despeje a resina com cuidado e estoure as bolhas com maçarico. Fiquei sempre acompanhando pois novas bolhas surgem a todo momento quando a madeira não está bem selada. Isso prejudica o acabamento.
  1. Espere a secagem (cura)

Permaneça próximo da mesa pelo período até que sua resina comece a formar uma película.

Na instrução do fabricante, vai ser estabelecido esse tempo, que pode mudar para cada resina conforme a superfície.

Essa duração é fundamental, pois você pode alisar e evitar que se forme bolhas, comprometendo assim o seu trabalho ou até mesmo que a resina vase pelo molde.

O Gran Finale da Construção de Mesa Resinada em 7 Passos

  1. Acabamento (lixar e polir)

O polimento e lixamento são as últimas etapas da construção da mesa resina em 7 passos.

A preparação da madeira para o acabamento é importantíssima para remover pequenas falhas do material e dar brilho à peça.

Geralmente o motivo para fazer o lixamento é tornar a madeira mais suave, e remover farpas criadas pelos dentes, máquinas, depressões, entre outras falhas de superfície.

Além disso, é preciso lixar a superfície inteira antes de aplicar o acabamento. Utilize a sequencia de lixas sem vacilar. Aqui nesse artigo tem a sequencia completa.

Para o polimento da resina, você precisa de um polidor manual e um composto de polimento, de alta qualidade, para conseguir um acabamento de alto brilho na sua mesa resinada.

Onde Comprar Resina Epóxi, Ferramentas e Pigmentos para Fazer Mesas?

Onde Comprar Resina Epóxi, Ferramentas e Pigmentos para Fazer Mesas?

Para comprar resina epóxi para iniciante, pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil. A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.

Você pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de 10% de desconto no cartão e 15% de desconto no boleto/PIX em qualquer compra.

Aqui também vou deixar um contato direto com o WhatsApp da Redelease, para tirar dúvidas antes de comprar qualquer material.

Fale o que você quer fazer e pergunte qual a resina ideal.

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com.br

2 comentários em “Mesa de Resina em 7 passos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.