Muitas pessoas ficam em dúvida, sobre as diferenças entre resina epóxi de baixa viscosidade e a de alta.
É bastante comum se associar a percepção do esvaziamento das resinas, ou pela grossura específica dela com a viscosidade.
Por exemplo, caso você tenha pegado alguma resina de viscosidade baixa e outra de alta, e acaba virando de cabeça para baixo os recipientes, a resina alta, escorrerá lentamente, e a de baixa, irá descer mais rapidamente.
Sabendo disso, confira a seguir quais são as suas diferenças.
Nesse post…
Distinções entre as resina epóxi de baixa viscosidade e de alta
- Tixotropia
A Tixotropia, é uma das primeiras diferenças entre resina epóxi de baixa viscosidade, onde a resina pode ter o potencial para escoar. As de viscosidade baixa fluem mais e as altas fluem menos. É um termo mais técnico, mas é bom saber.
- Bolhas
A criação de bolhas também é uma das diferenças entre resina epóxi de baixa viscosidade e a de alta.
As resinas com viscosidade alta, por serem mais grossas, tendem a criarem mais bolhas, já que elas são mais difíceis de estourar, ao subirem até a superfície.
Agora as de viscosidade baixa, por serem mais líquidas, facilmente as bolhas podem subir e acabar estourando.
É óbvio, que possuem aditivos que te ajudarão nisso, como sprays, rolos fura-bolhas, em casos de porcelanatos líquidos, métodos específicos nas misturas, etc.
Caso você trabalhe com borrachas de silicone, e os moldes possuem muitos detalhes, o mais recomendado é utilizar as resinas de viscosidade baixa, pois elas são mais líquidas, e vão adentrar em qualquer orifício da borracha, ou então na maior parte dele.
As resinas de alta, também fazem ótimas ótimos trabalhos com detalhes, porém a de baixa viscosidade ainda é a ideal.
- Laminação
Laminações em fibras de vidro, tecido, mantas, carbono, kevlar, ou seja, quaisquer modelos de tecidos, as resinas de viscosidade alta é a opção ideal, caso a laminação necessita estar na vertical.
Esses são os melhores cursos de resina epóxi do mercado. Clique para conhecer.
Por escorrer pouco, se têm um menor trabalho para realizar sua aplicação.
A resina epóxi de baixa viscosidade, geralmente é melhor, pois elas conseguem se impregnar, mais facilmente.
Fatores que poucos sabem sobre as resinas de alta e baixa viscosidade
- Tempo de cura
Dentre as resina epóxi de baixa e alta viscosidade, a cura das resinas de alta viscosidade, tendem a ser mais rápidas, porém isso não chega a ser uma dificuldade.
Pois a diferença é de 5 a 10 minutos em relação a resina de baixa viscosidade. Obviamente que dependerá bastante da temperatura ambiente, porém essa é a média.
As resinas altas, podem ter os seus 30 ou 40 minutos de duração do trabalho, e as de baixa terá uns 30 a 50 minutos em média.
- Dureza Barcol
Para as pessoas que não sabem, este tipo de dureza é a introdução de alguma extremidade de aço, pressionada no interior da resina por uma mola. Sua escala de dureza vai de 0 a 100.
A resina epóxi de baixa viscosidade possuem 10 de dureza barcol, e já as de alta contém aproximadamente 30, portanto, após ser curado, as resinas de viscosidade alta, serão mais duras que as de baixa.
- Força
As resinas altas podem resistir em cerca de 100 a 95 graus, até que ela comece a obter uma deflexão térmica, já que é no momento em que a resina, por causa da temperatura, começa a ser deformada.
A resina epóxi de baixa viscosidade possue entre 70 a 80 graus. Porém, não é uma diferença enorme, mas as resinas altas, tendem a suportar mais temperatura alta.
Esperamos que este artigo sobre as diferenças resina epóxi de baixa viscosidade e a de alta viscosidade, consiga ter esclarecido todas as suas dúvidas acerca do tema.
Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog
Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail: contato@guiadaresinaepoxi.com.br