Resina Epóxi De Baixa Viscosidade e de alta – Veja a Diferença

Muitas pessoas ficam em dúvida, sobre as diferenças entre resina epóxi de baixa viscosidade e a de alta.

É bastante comum se associar a percepção do esvaziamento das resinas, ou pela grossura específica dela com a viscosidade.

Por exemplo, caso você tenha pegado alguma resina de viscosidade baixa e outra de alta, e acaba virando de cabeça para baixo os recipientes, a resina alta, escorrerá lentamente, e a de baixa, irá descer mais rapidamente.

Sabendo disso, confira a seguir quais são as suas diferenças.

Distinções entre as resina epóxi de baixa viscosidade e de alta

resina epóxi de baixa viscosidade
  • Tixotropia

A Tixotropia, é uma das primeiras diferenças entre resina epóxi de baixa viscosidade, onde a resina pode ter o potencial para escoar. As de viscosidade baixa fluem mais e as altas fluem menos. É um termo mais técnico, mas é bom saber.

  • Bolhas

A criação de bolhas também é uma das diferenças entre resina epóxi de baixa viscosidade e a de alta.

As resinas com viscosidade alta, por serem mais grossas, tendem a criarem mais bolhas, já que elas são mais difíceis de estourar, ao subirem até a superfície.

Agora as de viscosidade baixa, por serem mais líquidas, facilmente as bolhas podem subir e acabar estourando.

É óbvio, que possuem aditivos que te ajudarão nisso, como sprays, rolos fura-bolhas, em casos de porcelanatos líquidos, métodos específicos nas misturas, etc.

Caso você trabalhe com borrachas de silicone, e os moldes possuem muitos detalhes, o mais recomendado é utilizar as resinas de viscosidade baixa, pois elas são mais líquidas, e vão adentrar em qualquer orifício da borracha, ou então na maior parte dele.

As resinas de alta, também fazem ótimas ótimos trabalhos com detalhes, porém a de baixa viscosidade ainda é a ideal.

  • Laminação

Laminações em fibras de vidro, tecido, mantas, carbono, kevlar, ou seja, quaisquer modelos de tecidos, as resinas de viscosidade alta é a opção ideal, caso a laminação necessita estar na vertical.

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

Por escorrer pouco, se têm um menor trabalho para realizar sua aplicação.

A resina epóxi de baixa viscosidade, geralmente é melhor, pois elas conseguem se impregnar, mais facilmente. 

Fatores que poucos sabem sobre as resinas de alta e baixa viscosidade

  • Tempo de cura

Dentre as resina epóxi de baixa e alta viscosidade, a cura das resinas de alta viscosidade, tendem a ser mais rápidas, porém isso não chega a ser uma dificuldade.

Pois a diferença é de 5 a 10 minutos em relação a resina de baixa viscosidade. Obviamente que dependerá bastante da temperatura ambiente, porém essa é a média.

As resinas altas, podem ter os seus 30 ou 40 minutos de duração do trabalho, e as de baixa terá uns 30 a 50 minutos em média.

  • Dureza Barcol

Para as pessoas que não sabem, este tipo de dureza é a introdução de alguma extremidade de aço, pressionada no interior da resina por uma mola. Sua escala de dureza vai de 0 a 100.

A resina epóxi de baixa viscosidade possuem 10 de dureza barcol, e já as de alta contém aproximadamente 30, portanto, após ser curado, as resinas de viscosidade alta, serão mais duras que as de baixa.

  • Força

As resinas altas podem resistir em cerca de 100 a 95 graus, até que ela comece a obter uma deflexão térmica, já que é no momento em que a resina, por causa da temperatura, começa a ser deformada.

A resina epóxi de baixa viscosidade possue entre 70 a 80 graus. Porém, não é uma diferença enorme, mas as resinas altas, tendem a suportar mais temperatura alta.

Esperamos que este artigo sobre as diferenças resina epóxi de baixa viscosidade e a de alta viscosidade, consiga ter esclarecido todas as suas dúvidas acerca do tema. 

 

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.