Além de contribuir em muito com a decoração da sua cozinha, a resina epóxi conta com inúmeras vantagens quando aplicada em bancadas. Nesse artigo você vai ver nuances de como aplicar porcelanato líquido em pia de cozinha.
A resina epóxi possui diversas vantagens quando aplicadas a pias e bancadas de cozinha, entre elas, a durabilidade, tornando-as mais resistentes para as atividades do dia a dia e à umidade, o que ajuda na sua manutenção e limpeza.
Nesse post…
O porcelanato pode durar por muitos anos, além de serem resistentes a produtos químicos, o que permite higienizações mais intensas.
Limpa vidros e muitos solventes, por exemplo, não prejudicam a sua qualidade, embora não seja recomendado o uso de água sanitária.
Também conta com alta resistência ao calor, o que significa que não tem problemas colocar na bancada uma panela quente.
E mais, não é tóxico, possibilitando que a sua superfície seja utilizada para o preparo de qualquer tipo de alimento.
Mas para garantir todas essas vantagens, é preciso fazer a adequada aplicação do produto. Então, confira, nos tópicos a seguir, as 5 dicas de como como aplicar porcelanato líquido em pia
1 – Confira as especificações de cada marca
2 – Deixe o ambiente na temperatura certa
3 – Tenha o mínimo de habilidade com trabalhos manuais
4 – Deixe todos os produtos e acessórios necessários à mão
5 – Escolha a cor que mais combina com a decoração
Confira as Especificações de Cada Marca de Resina Epóxi
Existem diferentes marcas que disponibilizam a resina epóxi para aplicar porcelanato líquido em pia.
E, embora haja regras para a sua aplicação que podem ser usadas em todos os casos, é importante conferir as especificações do produto adquirido.
Portanto, antes de realizar a aplicação, é prudente ler todo o rótulo da embalagem e seguir à risca as suas orientações.
Esses são os melhores cursos de resina epóxi do mercado. Clique para conhecer.
Além disso, para usar o produto, é preciso que ele seja misturado com um agente catalisador, também chamado de endurecedor.
- Usualmente, recomenda-se que sejam utilizadas duas partes da resina epóxi para uma parte do endurecedor, porém, isso pode variar de acordo com a marca.
- Mais uma vez, essa informação deve ser verificada e ser seguida de maneira rígida.
- Para tanto, pode ser necessário ter uma balança ou mesmo fazer uso de um medidor para usar a quantidade certa de cada substância.
Deixe o Ambiente na Temperatura Certa
O mais apropriado para aplicar porcelanato líquido em pia é que o ambiente esteja na temperatura média entre 23 e 25 graus.
Como o produto passa da forma líquida para a de gel durante o procedimento, se a temperatura não estiver dentro do limite pode comprometer o resultado final.
Então, organize-se, de acordo com o clima do local onde você reside, para escolher uma época do ano em que possa fazer a aplicação da resina na bancada de maneira mais tranquila.
- Desse modo, não tem que se preocupar com a variação de temperatura.
- Caso não seja possível deixar o ambiente nos 25 graus, é necessário agilizar o procedimento. Lembre-se que quanto mais quente estiver, mais rápido a resina epóxi vai endurecer.
Para Saber Como Aplicar Porcelanato Líquido em Pia, é preciso habilidade
Uma das vantagens da resina epóxi é a sua facilidade em ser aplicada em superfícies, por isso, é um material muito usado por quem gosta de seguir o estilo faça você mesmo.
- No entanto, o mínimo de habilidade é bem-vindo, então, você pode fazer uma experimentação antes de aplicar na bancada.
- A habilidade é ainda mais importante caso queira usar a resina epóxi para fazer um efeito visual na bancada da cozinha.
Para tanto, pode ser interessante fazer um curso online e aprender como aplicar o produto.
Passar a resina epóxi na superfície é semelhante ao ato de pintar.
Mas, lembre-se: demora um tempo para que o produto passe do estado líquido para o gel e, depois, endureça. E nesse tempo é preciso realizar todo o trabalho.
Portanto, como já mencionado, confira as informações do rótulo e deixe o local na temperatura certa, o que vai contribuir em muito com a eficiência do seu trabalho.
Deixe Todos os Produtos e Acessórios Necessários à Mão
Mesmo sendo um procedimento que não exige muitos acessórios, é importante que os necessários estejam à mão.
Esse cuidado ajuda a agilizar o processo e evitar que uma possível demora em conclui-lo atrapalhe o resultado final.
Dessa forma, além da resina epóxi para aplicar em bancada de cozinha, é preciso do endurecedor, de um pincel para aplicar a mistura e outros pincéis caso use cores diferentes para proporcionar efeitos visuais.
Quando a bancada onde a resina for aplicada é de um material poroso, recomenda-se ainda passar antes um produto selador. Isso é mais indicado para as bancadas de concreto, pedras porosas ou que tenham rejuntes.
Também pode ser necessário passar uma lixa, para deixar a superfície mais lisa, o que vai contribuir com a adesão da resina à bancada.
E claro, esteja com a bancada totalmente limpa antes de aplicar o produto, inclusive, eliminando qualquer resíduo de óleo, o que pode prejudicar a aplicação.
Escolha a Cor que mais Combina com a Decoração para Aplicar Porcelanato Líquido em Pia
Em meio a tantos cuidados para aplicar a resina epóxi em bancada de cozinha, não se pode esquecer de um dos tópicos mais importantes e, claro, o mais divertido, que é escolher a cor do produto.
Lembre-se que a bancada é um dos móveis do ambiente que você quer destacar, não é mesmo?
Então, é recomendado que seja escolhida uma tonalidade que combine com a decoração como um todo do ambiente onde ela está instalada.
- Além de poder ter uma única cor, é comum que se faça uso de corantes de resina epóxi para criar inúmeros efeitos.
- Inclusive, efeitos para que se assemelhem a pedras, como o mármore ou o granito, amplamente utilizados em bancadas e muito valorizados
Se a sua ideia é ter uma bancada discreta e versátil para assentar com diferentes decorações, a resina epóxi de uma única cor e de tom claro ou que oferece efeitos suaves são as indicadas.
Mas se o seu intuito é de criar algo que chame a atenção, então, use e abuse dos corantes, como o vermelho, o azul e o verde.
Conheça mais dos nossos conteúdos gratuitos do blog
Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail contato@guiadaresinaepoxi.com.br
Oi Guto, onde vc fica? Consigo colocar resina na pia de louça do banheiro? É necessário retirá-la ou pode ser aplicada ali mesmo? Pigmentação dourada, onde encontro, só para criar uns detalhes?
Eu sou do Rio Rosania. É um tanto complexo de falar sem ver como é a Pia, mas eu não faço esse trabalho. Todo esse material você pode achar na http://www.redelease.com.br
Oi, Guto!! Adorei seu artigo. Era exatamente o tipo de esclarecimento que eu estava procurando. Por favor, me tira algumas dúvidas:
1- Existe resina branca?
2- Posso aplicar sobre uma bancada de nanoglass? Ela está manchada e eu queria dar uma revitalizada nela.
Oi Camila! Não, toda resina epóxi é transparente e pode ser pigmentada para qualquer cor. Então você compra o pigmento separado, mistura e ela fica branca.
Pode sim, mas tem que ser feito lixamento para limpeza da superficie e melhor ancoramento da resina.
FIco muito feliz em poder ajudar!!!
Instruções claras e esclarecedoras sobre porcelanato líquido, parabéns.
Se puder responder as dúvidas a seguir, será ainda melhor:
1- pode ser aplicado do sobre pia de cozinha de concreto revestida de cimento queimado e que, para encobrir desgaste de 20 anos, recebeu demão de tinta epóxi recentemente ?
2 – poderia indicar produto no mercado que não seja brilhante e que possa ser pigmentado num marfim médio?
Agradecimentos de uma dona de casa que tem um marido habilidoso e cuidadoso
Obrigado Eliete! Respondendo:
1 – O ideal é a superfície estar crua. Então recomendo lixar o máximo que puder e depois aplicar.
2 – Todo acabamento de resina epóxi é brilhante, Eliete. Não conheço um que seja fosco. Pra tornar fosco teria que lixar a superficie com uma lixa bem fina, entre 2 e 5 mil grãos.
Olá, achei muito incrível essa possibilidade de reformar a pia com resina, mas tenho receio de não ser tão “prendada” para esse tipo de trabalho. Há algum fornecedor que possa indicar que faça esse trabalho?
Olá Virginia. Não é tão dificil quanto parece se você quiser fazer sozinha. Recomendaria apenas fazer um curso online que você vai aprender tudo, mas não tendo qualquer conhecimento sobre resina epóxi. Quanto a fornecedor, nõs não fazemos indicações para esse tipo de serviço. Apenas de materiais.