fbpx

Onde Aplicar Porcelanato Líquido? Banheiro, Varanda, Escada…

Se você está com dúvida sobre onde aplicar porcelanato líquido, esse artigo foi criado para você! Se até o final você ainda tiver dúvida, pode comentar que iremos te ajudar, com toda a certeza.

O que é o Porcelanato Líquido?​

O “porcelanato líquido” é apenas o nome dado a um revestimento de resina epóxi aplicado ao piso, com o intuito de dar o efeito brilhante/polido, desenhando ou liso, de acordo com o gosto do cliente.

A resina epóxi é composta de duas partes: a resina e o endurecedor.

Quando às duas partes são misturadas, ocorre uma reação química que causa a produção de calor.

Este calor muda o epóxi do estado líquido para o sólido. Ao endurecer, a aparência é de um porcelanato polido. Por isso se falar em aplicar porcelanato líquido.

Mas não é só por causa disso que a resina leva esse nome.

Além de criar uma superfície de alto brilho, ela pode aguentar alto tráfego, é de fácil limpeza, impermeável a quase todos os líquidos, óleos e químicos, tem alta durabilidade, dentre outras características. 

Em quais Pisos Posso Aplicar Porcelanato Líquido?​

A resina epóxi, pode ser aplicada em quase todas as categorias de superfície: pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras, ardósia ou diretamente sobre o contrapiso de concreto.

Porém, não é indicado onde aplicar porcelanato líquido sobre pisos de madeira, para não comprometer a vida útil da resina.

Logo, se você está cansado do seu surrado piso de cerâmica, por exemplo, não se preocupe em ter que fazer quebra-quebra para retirar, ou gastar com muito material de obra como pisos, argamassa e rejunte.

Antes da aplicação da resina, o técnico prepara a superfície com um lixamento completo e remoção de todas as impurezas para que a resina vede o piso.

Como a resina é auto nivelante, mesmo que você tenha placas de cerâmicas fora de nível, o resultado será mais perfeito do que um excelente trabalho de colocação de porcelanato comum.

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

Porcelanato Líquido Na Escada, é Possível?​

Para se obter um efeito espelhado, pela resina ser auto nivelante, a superfície deve estar na horizonta.  Logo, dependendo do degrau da sua escada, o efeito brilhante só poderá ser visto de cima, pois na vertical a resina escorre e não causa efeito espelhado.

Porém, o espelho do degrau, pode ser pintado com a resina.

Se a sua escada é do modelo tradicional, de concreto e com o interior preenchido, a visão de frente pode não ser tão espelhada quanto a visão de cima, mas um trabalho bem feito por um  profissional não irá deixar a desejar.

Aplicação em Bancada de Cozinha, é Seguro?​

Bancada ou pia de cozinha é algo que não se costuma trocar quando se vai fazer uma reforma.

O custo é alto dependendo do tamanho e causa um transtorno a parte, pois pode ter armários embutidos que terão de ser desmontados.

Uma alternativa para fazer um upgrade na cozinha sem ter que remover nada é a aplicação da resina epóxi na bancada. É feita uma preparação semelhante ao piso e o efeito é o mesmo.

A resina é resistente ao calor.

Portando, você pode colocar a panela quente em cima da sua bancada sem medo de que ela derreta ou marque. Assim como se cair óleo quente no seu piso, você também não terá problemas.

A resina é raramente usada em cima de bancadas de mármore ou granito, pois há melhores maneiras de pintar essas superfícies.

Com alguns produtos epóxi, você pode recriar a aparência dessas superfícies a uma fração do custo, o que é uma vantagem definitiva.

Onde aplicar porcelanato líquido – tipos de superfície:

  • Fórmica
  • Laminado
  • Cerâmica
  • Metal
  • Madeira
  • Concreto

Revestimento de Epóxi no Banheiro, é possível?​

A resina epóxi é totalmente impermeável a água. Logo, é possível aplica-la no piso banheiro, pois também não é escorregadio.

A sensação que se tem aos pés é de um aspecto levemente emborrachado.

 Também pode ser aplicar na bancada da pia e dentro do box. É mais seguro que um piso de porcelanato polido. 

Posso Aplicar Porcelanato Líquido em Área Externa?​

Apesar das muitas vantagens do porcelanato líquido, a resina epóxi com efeito polido ainda não é indicada para ambientes externos.

  • Os constantes raios ultra violetas podem “amarelar” a aplicação com o passar dos anos.
  • Já existe uma classe de resina feita para suportar essa incidência do sol e este produto chega gradualmente aqui no Brasil, mas com um preço ainda alto.

Se você quer saber onde aplicar porcelanato líquido em uma área externa, já existe materiais que podem ser adicionados a resina e proporcionam alta durabilidade.

Postaremos em breve o conteúdo sobre esse tipo de matéria-prima.

Aplicação em Parede, Tem o Mesmo Resultado?​

Essa é uma questão um pouco controversa. Para se obter o efeito espelhado da resina epóxi, a qual é auto nivelante como já foi explicado, aplicação deve ser feita em local plano.

  • No entanto, é possível também se obter o efeito espelhado em paredes. Isso porque se usa um papal de parede adesivo onde a resina é aplicada e a resina utilizada é diferente da usada em piso.
  • Ela é mais espessa e “escorre menos”. Essa técnica é diferente da utilizada em pisos, bancadas e mesas resinadas. Temos um curso específico de aplicação em paredes dentro do pacote. 

Os pedidos para esse tipo de trabalho tem subido, principalmente em ambientes como salas, cozinhas e áreas de serviço.

A parede com a resina fica totalmente lavável e a prova de manchas. Ainda sai mais barato do que revestir com placas de cerâmica ou porcelanato.

onde aplicar porcelanato líquido

Conclusão sobre locais onde aplicar porcelanato líquido

Resina Epóxi é apenas um material difícil de se trabalhar, então a preparação é fundamental e a experiência é muito útil.

Mas se você está pronto para o desafio e já sabe onde aplicar porcelanato líquido, você pode criar não só pisos duráveis, mas também funcionais bancadas de banheiro ou cozinha.

Verdadeiras obras de arte originais, que você pode desfrutar todos os dias.

Caso queira saber ainda mais sobre resina epóxi, acesse nossos artigos no blog:

Seguir essas dicas ajudará tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso email  contato@guiadaresinaepoxi.com.br

4 comentários em “Onde Aplicar Porcelanato Líquido? Banheiro, Varanda, Escada…”

  1. Boa tarde.

    Gostaria de saber se é possível aplicar porcelanato líquido em carpete de madeira .

    Se for possível, onde faço curso?

    Grata pela sua atenção

  2. Solange Massaini

    Super interessante. Gostaria de receber sugestoes de cursos, se possivel on-line, de resina epoxi e porcelanato liquido. Antecipadamente grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.