Porcelanato Líquido é bom? Como saber?

Como ainda é novidade no Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvida se o Porcelanato Líquido é bom e resistente. Hoje você vai ter a certeza do porquê a resina epóxi, material do piso de porcelanato líquido, é considerada um dos pisos mais resistentes que existem no mundo inteiro.  

Por que a dúvida se o porcelanato líquido é bom?

Um dos maiores medos de quem não conhece o piso  de resina epóxi, é sobre sua resistência a impactos e manchas.

Quanto a resistência a líquidos, já fizemos uma matéria sobre o assunto, seria ótimo você dar uma olhada. Clique aqui para acessar o artigo.

Tanto faz se o piso é de cerâmica, porcelanato comum, pedra ou qualquer outro tipo, você vai ter uma dor de cabeça para consertar caso ele quebre. Isso se não tiver que trocar a peça. Que é a maioria dos casos

Em pisos técnicos como o porcelanato polido, o primeiro sentimento é de desespero quando algo pesado cai no chão e abre uma lasca imediatamente no piso. 

Em alguns caso mais graves, a indicação é retirar o piso e efetuar a troca por outro. (Espera-se que se tenha um piso reserva guardado). Em outros casos, um kit de reparo pode ajudar a disfarçar o prejuízo.

O que iremos ver nesse post é uma situação bem diferente das descritas acima. 

  • O piso de resina epóxi absorve muito mais impacto do que qualquer piso do mercado. Não é a toa que ele é utilizado em ambientes de altíssimo tráfego como aeroporto.
  • Caso caia qualquer objeto leve,  médio ou pesado, como panelas, alicates, tesouras e martelo, você não vai notar nenhuma diferença no piso. O que já é uma vantagem em relação aos outros.

Pode-se aplicar porcelanato líquido na casa inteira?

No passado, as primeiras indicações de uso do piso de porcelanato líquido eram  para áreas de altíssimo tráfego como galpões de armazenamento, indústrias, hangar de aeroporto, shoppings, cozinhas industriais, hospitais entre outros. 

Então é possível imaginar o quanto esse material é resistente, para ser usado nesses locais. Ter em uma casa o piso que possui a resistência suportar uma empilhadeira de toneladas! Pode ser seguro, não acha?

Os pisos de epóxi são altamente resistentes a praticamente tudo – óleo, gasolina, água sanitária, fluido de transmissão, limpadores e muito mais. Esta é uma das principais razões pelas quais eles são frequentemente usados em garagens e na indústria automotiva.

  • Além de resistir a derramamentos / produtos químicos, o revestimento de piso epóxi também é resistente ao calor e à água.
  • Eles são quase impermeáveis à maioria dos derramamentos de produtos químicos, sem nenhum efeito negativo no revestimento.
  • O epóxi dura mais do que muitos tipos de revestimento. Quando instalado corretamente, pode durar várias décadas sem rachar ou descascar.
  • Além da durabilidade, sua vida útil torna-o popular para uso comercial, industrial e residencial.

O que pode dar errado na aplicação desse piso?

Muitas pessoas pensam que a aplicação do porcelanato líquido é um processo simples. Basta misturar a parte A com a parte B e aplica-las. Isso não é verdade, não é fácil. Caso não seja feito o preparo da superfície corretamente, a sua aplicação irá parecer ótima por alguns dias… Depois virá o pesadelo.

Os proprietários de uma casa contrataram um empreiteiro inexperiente. O primeiro problema geralmente é um solo não devidamente preparado.

Cursos de Resina Epóxi

Conheça os 3 cursos de resina epóxi online mais vendidos do Brasil e veja que 1 deles não é pra qualquer um. Clique aqui para conferir.

  • Os pisos de concreto precisam ser jateados ou triturados usando um equipamento especial de moagem de concreto.
  • Este processo serve para alguns propósitos. Ele remove os resíduos em potencial e aumenta a quantidade de área de superfície para adesão do revestimento.

O segundo problema é quase sempre que o epóxi não está bem misturado. Se os epóxis não estiverem bem misturados, resina e endurecedor, a reticulação química será quebrada.

  • Neste caso, o revestimento vai demorar mais tempo parar curar, dias às vezes, ou vai secar muito rápido, trincar ou ficar amarelado.

A única solução é que casos como este é necessário moer o revestimento antigo da superfície e começar TUDO de novo.

  • Resina epóxi não é brincadeira. Não é vendo um vídeo no Youtube que você vai aprender a fazer, muito menos trabalhar e aplicar na casa de clientes.

É necessário apreender todas as técnicas para aplicar com excelência e segurança o produto. Indicamos o melhor curso do mercado aqui nesse link,  onde você aprende a trabalhar com a resina em piso, ou porcelanato líquido, mesas de resina  e paredes resinadas 3D.

Como consertar porcelanato líquido quebrado?

Acidentes graves podem acontecer. Não há dúvidas se o porcelanato líquido é bom e realmente resistente, porém se algo MUITO PESADO E PONTIAGUDO o atingir, o pior pode acontecer, apesar de ainda sim ser difícil.

Você pode lixar e limpar a área para que a resina se junte com a antiga e aplicar a resina com o endurecedor direto no local, só o suficiente para que ele fique faceando o piso. É necessário proteger o local e esperar a resina endurecer. Prático? 

É claro que para fazer isso você dever ter  o mínimo de conhecimento do que está fazendo e também sobre o material. A resina deve ser a mesma que o profissional utilizou em seu piso.

Como consertar porcelanato líquido quebrado?
Fonte: getreport

Comparação Final entre porcelanato comum e porcelanato líquido

Comparação Final entre porcelanato comum e porcelanato líquido

Na verdade, após a aparência, essa é a questão mais relevante por quem está querendo saber se o porcelanato líquido é bom.O porcelanato comum tem suas vantagens, assim com o porcelanato líquido, vejamos um pequeno comparativo:

Vantagens do Porcelanato Comum

Umidade

O porcelanato apresenta baixíssima absorção de água, o que aumenta a sua durabilidade.

Resistência

Esse piso é muito resistente, tem fácil limpeza e é menos suscetível à formação de manchas, se tiver o cuidado devido.

Praticidade

Fácil instalação por conta do tamanho padrão das suas peças.

Desvantagens do Porcelanato Comum

  • A queda de objetos pode lascar ou quebrar o piso, pois o acabamento dele é bem delicado.
  • Esse tipo de revestimento frio causa ruídos mais altos quando os moradores caminham pela casa.
  • O porcelanato polido tende a ser escorregadio, portanto, não é muito indicado para casas com idosos e crianças.
  • Se instalado em áreas de grande circulação, ele pode perder o brilho com o passar do tempo.
  • Se higienizado indevidamente ele acaba perdendo a beleza de forma gradual.
  • A sensação térmica do porcelanato não é tão boa quanto à sensação proporcionada pelos pisos de madeira.
aplicação porcelanato liquido

Vantagens do Porcelanato Líquido

Durabilidade

Em média de 10 anos em ambiente com trafego médio de pessoas, mantendo brilho e cor. 20 anos se tiver tráfego baixo. 30 a 40 anos em ambiente residencial, lugar com pouco transito de pessoas, sem pegar sol, protegido e fazendo algumas manutenções de tempos em tempos, geralmente com uma cera acrílica.

Aparência

Equiparado com outros pisos, os líquido possuem um retoque luminoso e profissional

Custo

O custo de aplicação por metro quadrado pode ser mais barato. Uma vez que ele pode ser colocado diretamente sobre o contrapiso de concreto, ou sobre qualquer outra cerâmica.

Proteção

O piso de porcelanato liquido, protege a camada de concreto de umidade, rachaduras e pode economizar muito nos custos de manutenção.

Desvantagens do Piso de Porcelanato Líquido

Escorregadio

Pisos de Porcelanato Liquido  na maior parte do tempo são resistentes a derrapagens no entanto isso não é algo universal. Em caso específico como o piso com alguma oleosidade, ele pode se tornar bem escorregadio. O mesmo vale para a água.

Preparação

Preparar o solo para aplicação do porcelanato líquido é de fato trabalhoso.

Isso porque o piso que irá receber essa camada deve estar completamente limpo, livre de qualquer partícula que possa grudar na resina. 

Aplicação

Leva em média 3 a 5 dias para ser feito adequadamente. A primeira camada de porcelanato liquido deve estar totalmente seca antes de receber a segunda camada.

Aderência

O piso de concreto ou cerâmica, deve estar seco, limpo e nivelado antes de você aplicar a primeira camada de porcelanato liquido para evitar problemas de aderência. A resina epóxi não possui boa aderência em ambientes úmidos.

Remoção

Uma vez que o piso de porcelanato líquido é aplicado, realizar uma troca de cores ou de desenho pode ser um trabalho gigantesco e bem caro. Quando o piso precisa ser reparado a remoção é grande e complicada.

Conclusão

Os pros e contras do porcelanato liquido são vários. É recomendável que você procure por um profissional, para realizar a análise do seu piso antes de tomar a decisão de utilizar esse revestimento.

Caso queira saber ainda mais sobre resina epóxi, acesse nossos artigos no blog:

Seguir essas dicas ajudará tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso EMAIL  contato@guiadaresinaepoxi.com.br

Estaremos felizes em estar ao seu serviço!

2 comentários em “Porcelanato Líquido é bom? Como saber?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.